terça-feira, 19 de março de 2013

"O Torino é nosso! O Torino é nosso! O Torino é nosso!"

Deus me deu a graça de ver grandes jogadores nos gramados da Princesa do Sul. Brasil, Pelotas e Farroupilha travaram e travam verdadeiras batalhas em busca da vitória. Do barro, da luta, do suor e até da técnica surgiram algumas lendas e entre elas está Vitorino Lopes Garcia - Torino. De perna esquerda infalível, deixou sua marca nas redes adversárias. Jogou em times como o E. C. Pelotas, Grêmio FBPA, Botafogo F. R., na Colombia, no Paraguai e no Chile mas foi no G. E. Brasil que registrou seus maiores feitos futebolísticos. 
Inúmeras histórias eu poderia contar sobre este notável atleta, mas destaco aqui o inesquecível Bra-Pel do “O Torino é nosso! O Torino é nosso! O Torino é nosso!” Final da década de 70, valendo uma vaga para o campeonato Nacional de 1978. No apogeu de meus vinte e poucos anos, vi-me literalmente esmagado pela multidão Rubro Negra que se espremia nas arquibancadas do Bento Freitas num domingo inesquecível.
Nunca neguei que Bra-Pel é o jogo mais importante, vibrante e emocionante de se assistir e, portanto, vencendo ou perdendo, sempre deixa alguma marca para sempre.
Naquele longínquo 9 de outubro de 1977, aconteceu de tudo: um barulho ensurdecedor, torcida áureo-cerúlea vibrante; Torcida Xavante com seu grito esmagador; sol escaldante e dois times em campo dispostos a vencer de qualquer maneira.
Tadeu Silva um especialista em levar a Torcida Rubro Negra do Céu ao Inferno num passe de mágica (ou numa furada espetacular) teve a honra de marcar um bendito gol ainda no primeiro tempo. Tudo indicava que este controvertido ponteiro teria a glória maior da partida. Mas veio o segundo tempo e, no apagar das luzes, Euclides, estupendo lateral do G. E. Brasil comete pênalt e o Estádio emudece num pesadelo colossal. Um golzinho àquela altura determinaria um quarto Bra-Pel visto que o E. C. Pelotas havia vencido o primeiro por 1 X 0 e o G. E. Brasil vencera o segundo também por 1X 0.
A crueldade do destino estava selada. A torcida do Lobão cantava na certeza da perna esquerda de Torino. De minha parte, eu indagava: “Como pode meu Deus? Logo o Torino?” Este atleta era cria do juvenil Rubro Negro, numa era de grandes nomes surgidos no barro da Baixada. Torino não foge à responsabilidade e calmamente pega a bola e a aquieta na marca branca. Olha para a grande arquibancada, olha para o pavilhão e sente uma Nação em prantos. De repente, um sussurro: “O Torino é nosso!”. Mais adiante outro grita: “O Torino é nosso!”. E, segundos antes da corrida fatal, a Nação Xavante rende sua homenagem àquele que estava prestes a sepultá-la e num magistral cântico de esperança começa a gritar: “O Torino é nosso! O Torino é nosso! O Torino é nosso!” Até hoje sinto a emoção daquele momento. Vejo o riso, o choro, a explosão de daqueles que estavam ao meu lado. Não sei se por acaso, não sei se por bênção, não sei porquê, mas a bola não entrou. Passou rentinha à trave dando adeus aos áureo-cerúleos que teimaram em querer ver o desfecho final do lance. O Torino, evidentemente, saiu cabisbaixo. Pagou um preço muito alto ante a indolência da avenida. Eu, até hoje festejo este momento. Tenho-o como uma grande lição e por isso mesmo não esmoreço diante das adversidades. Sei que, na hora H, o lance nos favorecerá. - Xavante Munhoso - 110112

6 comentários:

  1. Munhoso, ao final do jogo, a torcida invadiu o gramado, levantou e passeou com o torino " contrariado", em frente a golera de fundo, onde a torcida do lobão estava, aos gritos de : o torino é xavante, o torino é xavante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogo antológico, inesquecível, dos mais dramáticos que já assisti.

      Excluir
  2. Gol do Tadeu ponta esquerda!! o Tadeu meteu e o Pelotas se fu*eu!! kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkk! Essa do Tadeu meteu e o Pelotas se fu... Nunca mais esqueci! Hahahahaha!!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir