sexta-feira, 1 de março de 2013

“Eu venho lá de Pelotas” - Joca Martins

Foto de Petter Campagna

Música em homenagem à Pelotas
A música “Eu venho lá de Pelotas”, lançada em primeira mão pelo cantor nativista Joca Martins durante as comemorações dos 197 anos da cidade, já está disponível para download no site do músico, no endereço www.jocamartins.com. "A intenção é que todos os pelotenses tenham acesso à música, e mesmo vivendo nas mais distantes querências, possam cantar seu amor à terra", comentou Joca. Além do músico, participaram da composição o poeta Rodrigo Bauer e músico João Marcos Negrinho Martins. "Pensamos em criar uma música que ao mesmo tempo falasse da singularidade desta cidade tão especial e do orgulho que os filhos dessa terra sentem, levando-a no coração por onde quer que estejam", comenta Joca.Fonte: www.jocamartins.com



http://www.pelotas.com.br/vejatambem/musica-homenagem-pelotas.htm

      EU VENHO LÁ DE PELOTAS
                      Rodrigo Bauer/
Joca Martins/
Negrinho Martins

Eu trago a poeira do mundo
na sola das minhas botas...
Nasci pra ser viramundo
mas venho lá de Pelotas!

Na estrada vivo cantando,
mas quando a alma se esgota,
por certo acabo voltando
pra me encontrar em Pelotas!

Das embarcações de couro
veio o nome da Princesa...
Uma querência de ouro
plantada na natureza!
A velha aristocracia
do charque é veio ancestral,
bronzeando a própria poesia
na Praia do Laranjal!

Berço das lendas do Estado
e do seu próprio dialeto!
Terra do filho extremado
João Simões Lopes Neto!
Pelotas, onde a querência
apeia do seu cavalo
e mata a sede de ausências
nas águas do São Gonçalo!

Embora algum preconceito
que a cerca, sem fundamentos...
Eu levo, dentro do peito,
Pelotas aos quatro ventos!
Se o preconceito perdura
e amarga a alma do encanto,
respondo a tanta amargura
com o doce que há no meu canto!

Venho de um solo abençoado
onde a cultura germina
desde as coxilhas, banhados
às praças, ruas e esquinas...
Ando fazendo barulho,
por essa pampa remota
e digo, com muito orgulho,
que venho lá de Pelotas!


Um comentário: