quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Marcelo Barbosa - www.colecionadorxavante.com

Em busca das 100 camisas

Torcedor rubro-negro quer aproveitar o embalo do Centenário Xavante para atingir número histórico na coleção de uniformes do Brasil
No próximo dia 7 de setembro, o consultor de negócios Marcelo Barboza, fanático pelo Xavante, não quer comemorar apenas o Centenário do Grêmio Esportivo Brasil. O torcedor quer que esta data também se torne um marco histórico na vida dele, com a conquista da centésima camisa rubro-negra na tão estimada coleção de uniformes do time da Baixada.
Imagem01 Marcelo Barboza possui 45 camisas, mas a meta dele é ambiciosa: quer chegar a 100 até o dia do Centenário Xavante. Foto: Carlos Insaurriaga
Atualmente, o administrador do ‘Blog Xavante’ e do site ‘Colecionador Xavante’, um portal rico em conteúdo multimídia da história rubro-negra, possui 45 camisas. Tem desde o uniforme de 1982, até o que foi utilizado no Campeonato Brasileiro do ano passado. Mesmo assim, Barboza insiste em aumentar a coleção e sonha em chegar ao mesmo número da velinhas que irão enfeitar o bolo Xavante no aniversário mais emblemático do clube.

– Desde criança sempre ganhei camisas do Brasil do meu pai e sempre as guardei. Quando dei por conta, lá por meados de 2005, já estava com 15 uniformes guardadas. Desde então comecei a correr atrás de outras que eu não tinha e agora quero chegar ao número de 100 camisas – conta o pelotense radicado em Santa Catarina, que, mesmo com a ajuda de alguns dirigentes rubro-negros, está tendo dificuldades de encontrar especialmente os modelos mais antigos.

– Da década de 90 para traz, praticamente não se existia camisas oficias do Brasil para vender, portanto existem poucas por ai. E esse tem sido meu maior desafio: conseguir camisas oficiais da década de 90 para traz. Hoje possuo apenas duas da década de 80, que são as mais antigas de minha coleção – explica Barboza, que colocou as fotos de todos os modelos no colecionadorxavante.com.
Imagem01 A camisa de Cláudio Millar é especial. Foto: Arquivo pessoal
O historiador rubro-negro pretende contar com a ajuda de todos para conseguir resgatar uniformes de um passado distante e atingir o número mágico e tão desejado na coleção. Mesmo assim, independente do número de camisas que ele alcançar, dificilmente alguma nova peça vai se tornar a mais especial do enxoval. Pois essa vaga já está preenchida há mais de dois anos.

– Em 2008 conheci pessoalmente o Milar, por fazer parte da equipe que fazia o site dele. Naquele ano, ele prometeu me dar a camisa dele do jogo do acesso à Série B (do Brasileirão), que teria sido no Acre, contra o Rio Branco. O resultado todos já sabemos. Mas, mesmo assim, em janeiro de 2009, uma semana antes do fatídico acidente, ele me deu a camisa usada naquela partida, que foi a última oficial com a camisa do Brasil. A mesma está autografada por ele e em breve será emoldurada.

Quem quiser contribuir com Marcelo Barboza e ajudá-lo na corrida atrás da coleção centenária, pode entrar em contato pelo e-mail contato@colecionadorxavante.com.
--------------------------------------
Marcelo Barbosa é um exemplo de Torcedor Xavante e terá um capítulo a parte no livro em preparo "A História do Brasil Segundo o Xavante Munhoso - Cronologia de uma Paixão". Quem souber de histórias deste Rubro Negro guapo e quiser compartilhar, por gentileza envie para xavantche@gmail.com.

Um comentário:

  1. SOU FILHA ADOTIVA DE PEDRO NORONHA, QUE FOI PRESIDENTE NÃO SEI Q. ANO.VOU PESQUIZAR NO LIVRO DO XAVANTE. FUI CASA COM O barãozinho Q. JOGOU NO XAVANTE.

    ResponderExcluir