domingo, 9 de julho de 2017

Domingo ensolarado

Abraçado em meu machado, sento a pua na madeira que, chorando, deita ao chão. Não há morte, apenas transformação e o destino próximo será assar uma costela bem gorda, num churrasco redomão temperado no sal grosso e na fumaça da lenha ainda verde.

Embora tente, não há como esquecer este teclado tapado a farelo de sanduiche. Não deu outra, liguei o not véio e taquei a dedilhar esta zoeira matuta.

Os dedos, lascados na lida do rompe mato, agora deslizam avidamente tentando acompanhar um turbilhão de pensamentos. Temer, Aécio, PT, PSDB, PMDB, Dirceu, Cunha e uma canalhada infinda infestam meus pensamentos. Quanta repugna, quanta desilusão ao lembrar estes ladrões pátrios. Será que vão conseguir calar a “Lava-Jato”?

De mansinho, tento desviar dessas desilusões. Mesmo assim, as ideias continuam atrapalhadas. Obras, Bento Freitas, Zimmermann, Ricardinho, Série D, C, B, Comissão de Obras, Leandro Leite, G4 e o temível Z4 veem à tona tonteando-me mais que esta canha que me acompanha suavemente.

Aconchegado em um banco falquejado de um pinheiro, meu rádio repercute músicas gauderias daquelas de fazer a infância chegar abençoada pelas lembranças de Santa Vitória.

Claro, o futebol sempre vence. Não que eu jogue alguma coisa, mas impregnado na minha paixão. Torcedor nato, nem precisei fazer uma escolha. Veio com a vida e o Xavante é minha veia maior. Identidade pura, sem contra partida e apenas comandado por meu coração sigo até onde Deus quiser esta sina maravilhosa.

Vi Caçapava, Birinha, Osvaldo, Andrezinho, Joceli, Silva, Marco Aurélio, Geovio, Mortoza e, claro, nosso mais recente ídolo Cláudio Milar reinarem sob o berro d’A Maior e Mais Fiel. Sei que é injusto citar apenas estas estrelas quando a constelação é comparável à soma das oitenta e oito constelações conhecidas.

Deslizando perigosamente, vejo o meu Xavante flertando com a turma de baixo da tabela. Que coisa horrível e perigosa só de pensar. Dezenove gols contra em doze partidas. Há quanto tempo não se via isto? E agora Rogério Zimmermann? Não te agacha tche! Põe fogo nesta fornalha para o “Trem Pagador” voltar.

Um fenômeno pior ainda penumbra o horizonte. Torcedores de fé (?!?!?!) dizem saírem do Quadro Social em represaria ao palavreado reinante tanto cá quanto lá. Oportunistas, cuecas e outras alfinetadas embaralham o meio de campo. Claro que não vou citar aquela enxurrada de besteiras chulas propagadas on-line porque ai sim o meu teclado transbordará de imundícies.

Numa cutucada discreta meu rádio diz: “Eu prefiro ser/ Esta metamorfose ambulante/ Eu prefiro ser/ Esta metamorfose ambulante/ Do que ter aquela velha opinião sobre tudo/ Do que ter aquela velha opinião sobre tudo/...”. É Raul Seixas invadindo a área para eu cair na real.

Logo agora que eu ia falar do Oeste e do Figueirense. Taí seis pontos que não podem faltar. “Uh! Caldeirão!” como estará? É fato consumado: Nóis endeusa, mas Nóis corremos também.

Antonio Fierro, Bento Castelã, Chico Fuleiro, Galego, Luiz Filipe, Mano Menezes, Óscar Urruty, Osvaldo Barbosa, Paulo Cotelari e Walmir Louruz, entre tantas feras que já comandaram “Os Negrinhos da Estação” massageiam minhas lembranças.

Agora quem dá o tom é Rogério Zimmemann com suas inegáveis conquistas. Mas RZ conseguirá a cereja do bolo para a Massa Xavante? O retorno à elite do futebol brasileiro está na mente de muito Rubro Negro desde aquele famigerado canetaço. Quantas agruras passamos até chegar a era Zimmermann? Depois dessa grande bonança deixará cair a rapadura?

O sonho é o mesmo. Ganhar, ganhar e ganhar; sempre em busca de mais outra Taça. E eu, como sempre, estarei na Baixada ao lado do G. E. Brasil esteja quem esteja nas quatro linhas, na casamata ou com o poder da caneta na mão.

O sol se foi e a segunda-feira bate à porta anunciando uma semana cheia de emoções. Oeste na terça e Figueirense na sexta de certo determinarão as batidas de meu coração e de milhares de outros Torcedores do G. E. Brasil. Resistirá a Casamata? Espero que sim, mas como dizem por aí: “A fila anda”.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário