terça-feira, 26 de agosto de 2014

É evidente

Que o debate está acirrado entre os que defendem o clássico Bra-Pel e os que priorizam o Campeonato Nacional.

Enquanto o jogo natalino escancara a vantagem do Xavante contra o lobo, a Campanha de 1985 mostra que não há limites para “A Maior e mais Fiel”.

Ano após ano, levamos vantagem sobre o Pelotas numa batalha infinda. Não acredita? Veja os números: Rubro Negros e áureo-cerúleos enfrentaram-se 362 vezes onde o empate aconteceu em 124 oportunidades. O time da avenida ganhou 111, mas o Brasil saiu vitorioso em 127 partidas. Até nos gols os números cantam a favor do Xavante porque das mil e onze vezes que as torcidas festejaram 511 foram do Brasil e 500 foram do Pelotas. Nesse cabo-de-guerra, em uma oportunidade o Brasil sagrou-se Campeão com nove jogadores contra onze do Pelotas em plena Boca do Lobo no dia 19 de fevereiro de dois mil e quatro. Às vezes a torcida da avenida não tem nem tempo de se acomodar nas belas arquibancadas de seu estádio porque já houve caso de, em apenas dezoito (18) segundos, o Brasil abrir o placar como Luiz Imperador fez em 2013. Uma máxima do futebol diz que “clássico é clássico”, mas com um saldo de dezesseis (16) vitórias e onze (11) gols dá para dizer que o lobão já virou freguês de caderno. Há ainda outros dados estarrecedores no confronto dos números entre o G. E. Brasil e o E. C. Pelotas. Entre eles, a invencibilidade como um elemento importante e, também aí, os dados estão a favor do Xavante. O Brasil tem a maior sequência de jogos sem perder: 17 partidas (do Bra-Pel 315 até o 331) e tem o maior período sem ser derrotado: 9 anos (do Bra-Pel 340 até o 353). Vale salientar que no estádio da Boca do Lobo, em 2013 completou 15 anos sem derrota. Cinco mil, setecentos e dezoito (5.718) dias compreendidos entre os anos de 1998 e 2013. Record absoluto.

Por outro lado, os Xavantes mais otimistas apostam suas fichas no Campeonato Nacional. E falam disso com propriedade porque já tiveram a felicidade de ganhar de um Flamengo de Zico, Adílio, Zagalo e outras feras do futebol brasileiro. Acaso? Claro que não porque esta vitória consagradora aconteceu em mais de uma vez. Tche! Não sei porque ainda duvidam da capacidade do G. E. Brasil. No rosário de times que perderam para o Brasil da Princesa do Sul somam-se Atlético Mineiro, Cruzeiro, Santos entre outros que normalmente povoam a ponta da tabela em qualquer campeonato. Claro que aí o buraco é mais embaixo porque não é só contra a nata do futebol brasileiro que os Xavantes lutam. Tem os clubes de Porto Alegre, a FGF, a CBF e até a FPF. Um jogo de interesses difícil de vencer. Difícil, não impossível e por isso mesmo a Torcida Rubro Negra mantém um bom relacionamento com os donos de empresas de ônibus. Do nada partimos em excursões memoráveis rumando ora à Santa Catarina, ora a Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro ou Amapá. Não importa. Tem jogo? Está no mapa? Então a Torcida Xavante vai.

No mar Vermelho e Preto tem aqueles que sonham mais ainda. Verdadeiros visionários que suspiram cada vez que ouve a palavra LIBERTADORES. Revolta e indignação é o sentimento desses (eu) quando ouve falar de Castor de Andrade, o bicheiro que foi acertar as contas com Deus. Tudo isso força o debate. Clássico Bra-Pel ou Campeonato Nacional? Qual a bola da vez?


Mais um Troféu ganho em Bra-Pel

Brasil 2 X 1 Cabofriense - 22.07.14 - Gravataí
Foto de Carlos Insaurriaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário