sábado, 20 de abril de 2013

20 de abril de 2013 - cem anos de clássico Bra-Pel


Mesmo diante das adversidades impostas aos clubes do Interior, G. E. Brasil e E. C. Pelotas desempenham um papel fundamental para a grandeza do nosso futebol. Um sentimento de amor e ódio testa a capacidade de legiões de torcedores em manter o bom senso e a esportividade quando Rubro-Negros e áureo-cerúleos enfrentam-se nos embates da Princesa do Sul. Poucos conseguem o equilíbrio necessário para assistir tais partidas na serenidade de quem vê apenas a um jogo de futebol. Esta gana não se restringe ao esporte bretão como era conhecido. Onde tiver Vermelho e Preto de um lado e azul e amarelo de outro, pode contar que a corneta é certa. Não importa a idade, desde pequeno aprendemos com nossos pais, irmãos, avôs, amigos que Bra-Pel é Bra-Pel e não tem como deixar de zoar o adversário. Um churrasco é capaz de nos unir mas, a cervejinha vai levar as culpas quando o sangue ferver...

Sou declaradamente alguém que acha o Bra-Pel um jogo extremamente gostoso de assistir. Por mais perna-de-pau que um dos times se encontre no momento ali, dentro das quatro linhas, tudo muda e de um jogo por rapaduras que seja, podemos ter uma partida memorável. Quando o clássico vale três pontos então, haja coração para agüentar tanta emoção. 

Segundo os estatísticos, até hoje aconteceram 351 clássicos. Desses, o G. E. Brasil ganhou 125 e marcou 503 gols sendo um quase na velocidade da luz, ou seja, aos 18 segundos de partida em plena Boca do Lobo. Decerto que os lobões também têm as histórias deles e quem sou eu para me meter. Limito-me a frieza dos números e estes dizem que o time da avenida ganhou 107 vezes e marcou 483 gols. Estão há 11 anos sem ganhar no Bento Colosso de Freitas e, no ano que vem, vamos cantar a “Valsa de Seus Quinze Anos” em plena Boca do Lobo porque é exatamente este tempo que estão sem ganhar um joguinho em seu próprio campo. Acredito que a cada dia que passa batem o seu próprio record sem nos vencer porque neste 20 de abril de 2013 alcançam a marca de 5.515 dias sem nos ganhar.

Sei que um clássico da grandeza do nosso Bra-Pel merece um texto muito mais apurado, neutro, poético e deve ser escritor por escritores de verdade, mas só em saber que um ou outro vai criticar e meter o pau já valeu à pena. Sou um louco, fanático e sem vergonha de ser Xavante que adora o maior clássico do Interior gaúcho mas mesmo na hora de festejarmos este centenário de disputas não consigo neutralizar meus sentimentos apesar de reconhecer que, do outro lado temos um grande adversário.


"Por ti Xavante, conheci tanta gente, fiz tantas amizades, briguei com muitas pessoas desconhecidas, com pai e mãe, acabei relacionamentos amorosos, pedi dinheiro na rua, gastei dinheiro que não tinha, rodei nos estudos, enfrentei dias e noites de estrada viajando, aguentei calores insuportáveis, passei frio, fome e sono, ri de nervoso, chorei de feliz, ri de feliz e chorei de nervoso, xinguei muitas mães de bandeiras, juízes e jogadores. Por ti, qualquer sacrifício é válido e como recompensa me basta que tu exista! Porque de ti, DESISTIR JAMAIS! E que me ofereçam todos os títulos do mundo, eu não troco o SENTIMENTO DE SER XAVANTE por NADA!" - http://www.facebook.com/LoucosPeloXavante


Nenhum comentário:

Postar um comentário