domingo, 17 de fevereiro de 2013

A gola, a barba e o cabelo de Neymar - por Patroleiros da Bola


13/02/2013 17h29 - Atualizado em 14/02/2013 16h58

Patroleiros da bola: a gola, a barba e o cabelo de Neymar

Potter escreve carta e pede foco ao maior jogador brasileiro da atualidade

Por Luciano PotterDa RBS TV
Patroleiros da Bola (Foto: Divulgação, RBS TV)
Neymar, seguinte:
Tu és 1992 e eu 1979. Ou seja: eu vi ao vivo o Bebeto embalar o guri que hoje joga no Flamengo e que faz propaganda de carro. Aliás, uma das marcas que te patrocina. Esse embalar tu viste em um VT no Youtube. Sou mais velho e essa carta é para um único bem: o teu.
Porque dinheiro tu tem para sempre. Mulheres? Agora a Bruna é tua. Mas se um dia algo der errado, gurias cairão aos teus pés. Então resolvidos esse dois problemas chegou a hora de separar “os homi dus guri”. E a escolha é tua, Neymar: quer ser Messi ou Robinho?
Eu tenho o caminho. Eu, um pobre torcedor, pobre ser humano, pobre jornalista da Região Sul do Brasil. Eu sei como te transformar no próximo melhor jogador do mundo e te catapultar para a eternidade futebolística mundial. Então, com teus melhores neurônios, acompanha o pensamento, a partir de agora.
Bueno: és um guri. Ainda. Vais fazer 21. Arma, por exemplo, tu ainda não podes comprar. E é bom que não compre. Mas está na hora de o teu foco mudar e assim precisarei fazer uma recuperação de nomes e exemplos a seguir. Os cito: Pelé, Maradona, Cruyff, Zico, Messi, Ronaldo e Romário. Todos campeões. Todos eternos, concordas? Uns ganharam mais que outros, mas todos serão lembrados para sempre. São sinônimos de futebol. São camisetas na África Subsaariana. Não pagam conta em New York City.
Pois bem, Neymar: todos eles tinham somente uma preocupação em seus auges, em seus melhores momentos, em seus maiores objetivos: vencer. E só. E o que vejo em ti hoje é diferente. Quando tu peleias fora do Brasil, teu brilho não aparece. Quase nada dele. E eu sei o porquê. É porque o descolorir da tua barba, a gola levantada e o penteado do cabelo ainda são preocupações tuas. Isso é pensado por ti. Tem foco teu nisso. Alguns minutos da tua preparação são colocados ali, nessas besteiras.
A gola linda levantada. A barba fashion descolorida. O cabelo milimetricamente pensado.  (Foto: Reuters)A gola linda levantada. A barba fashion descolorida. O cabelo milimetricamente pensado. (Foto: Reuters)
Pensa comigo: lembras da barba descolorida do Zidane? Não. E da gola de Rivellino? Não. O cabelo "louco" de Pelé? Não. E as comemorações bobalhonas e infantis de Messi? Não existem. Porque o foco deles era ou é - no caso do argentino, léguas o melhor futebolista do planeta atualmente - somente na bola. Nada mais. Nada mais interessava ou interessa para eles. O negócio era e é taça. Era e é a bola. Era e é não cair. Era e é ficar em pé. Era e é assombrar a Europa. Era e é ser o melhor do mundo. Era e é, apenas e tão somente, jogar bola.
A gola, o cabelo e a barba são metáforas, Neymar. Mas figuras de linguagens verdadeiras. E cruéis contigo. Mas, tens, ainda, outro caminho a seguir: ser Cristiano Ronaldo e nada fazer em Copas do Mundo e te observar, lindão, em telões de grandes estádios. Cristiano ainda não percebeu que ele é menor que Messi. E é porque tem menos bola. E é porque o cabelo ainda importa. E é porque as comemorações dos golaços são pensadas, são provocativas. Lionel fecha os punhos, salta as veias da garganta no grito do gol. Porque ele vive o momento. E dá para o momento o que o suor do instante pede. O português ainda não sabe que “a vaidade é o pior dos pecados capitais”. Frase de Mano Brown. Torcedor do teu Santos.
Essa carta está sendo escrita a ti porque és o melhor jogador do Brasil. Tens chute, cadência, velocidade, drible - aliás, poderias driblar só quando precisas, como dizia Zico (previne pancadas e raivas adversárias desnecessárias). És um jogador diferenciado. Alcançou o que nenhum jogador brasileiro ganhou desde 2002, porém, é a hora de escolher: ser um bom jogador como Robinho ou a história? A gola levantada ou glória eterna? Ser homem ou ser guri?
Uma coisa é 20 anos para qualquer guri do Brasil. Tu não, Neymar. Tu tens que virar adulto antes. Porque é muito desperdício de futebol e foco em barba descolorida. Lembrando a listinha: Pelé, Maradona, Cruyff, Zico, Messsi, Ronaldo e Romário. Vou colocar Zidane nela. O foco deles, nas maiores conquistas, nos melhores momentos, nunca deixou de ser dinheiro e ou mulheres: mas a bola era a maior paixão. Sem esforços mentais em cabelos, barbas e golas.   
Raspa a cabeça, Neymar.
Bruna Marquezine ama Neymar que ama Bruna. Bruna aceitaria um Neymar melhor do mundo. Careca e com foco. (Foto: Instagram/Reprodução)Bruna Marquezine ama Neymar que ama Bruna. Bruna aceitaria um Neymar melhor do mundo. Careca e com foco total e completo no futebol. (Foto: Instagram/Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário