domingo, 30 de setembro de 2012

Um atleta diferenciado

Sábado o Departamento Amador do G. E. Brasil realizou mais um evento em busca de recursos para manter em ação a equipe Sub-19. Foi um galeto na Arena Parrilla preparado pelo Mestre Assador Luiz Carlos Fernandes. Bom público compareceu e a Xavantada presente curtiu um ótimo almoço e ainda teve a presença do zagueiro Fabiano Eller.

Convidado a falar de sua carreira para os jovens atletas Rubro Negros que estavam presente, Fabiano Eller deu show numa demonstração impressionante de categoria e simplicidade. Quando todos esperavam que o zagueiraço fosse falar de seus inúmeros títulos, entre eles o de Campeão Mundial, Eller falou da necessidade de disciplina e perseverança para vencer no mundo da bola. Disse que joga futebol porque gosta e isto é muito importante para quem quer ser jogador. Citou Pelé que, mesmo no auge da carreira, era um atleta extremamente disciplinado e jogava cada partida como se fosse a primeira de sua carreira.

A tônica das palavras de Fabiano Eller foram disciplina, perseverança e vontade de jogar bola e por aí fez sua linha do tempo partindo das categorias juvenis do Linhares, time de sua cidade natal, no Espírito Santo. Em 1996 profissionalizou-se pelo Vasco da Gama, clube que o lançou nacionalmente. Daí em diante, sua carreira firmou-se dando-lhe outras oportunidades. A cada clube que citava, Eller fazia questão de ressaltar aos "muleques" as dificuldades enfrentadas para manter-se na equipe e reforçava sempre a importância da disciplina, da perseverança e da vontade de jogar futebol.

Vieram Palmeiras, Flamengo, Al-Wakrah (Qatar), Fluminense, Trabzonspor (Turquia), Internacional, Atlético de Madrid, Santos, novamente Internacional, Al-Ahli (Qatar) e em novembro de 2011 o São José de Porto Alegre. Dentre os clubes mencionados, Fabiano Eller demosntrou um carinho especial pelo Zequinha. Há quem fique surpreso da escolha de Eller por um clube de menor expressão no cenário nacional e mundial em que ele jogou. Mas acredito que quem conhece um pouco da história deste multi campeão sabe o que é gostar de jogar futebol. Este é um momento muito especial em sua carreira e graças à disciplina e à perseverança que ele sempre demonstrou ter, pode se dar ao luxo de jogar porque gosta.

Após contar de sua passagem pelo São José, Fabiano Eller começa a falar mais incisivamente aos garotos da Base Xavante. Mostrando um ótimo conhecimento do trabalho do Departamento Amador do G. E. Brasil, destaca a luta e o esforço para manter um Departamento organizado, ativo e com capacidade de oportunizar o crescimento daqueles que realmente querem seguir a carreira de jogador.

Neste momento, Fabiano Eller deixa escapar o real motivo dele vir a jogar no Bento Freitas: a Torcida Xavante. A assistência, até então atenta e quieta, começa a fazer perguntas e a querer um compromisso do zagueirão para 2013. Sorrisos e aplausos coroam a fala do nosso convidado que não consegue esconder a sinergia existente entre ele e nós Rubro Negros.

Dominando plenamente a situação, Eller começa a falar da satisfação de estar aqui e não entende como um Clube tão tradicional e com uma Torcida numerosa e apaixonada pode amargar uma Segunda Divisão. Testemunha a certeza de que o G. E. Brasil subirá no ano que vem mas não responde a pergunta de cada um dos presentes: "Fabiano Eller vai continuar vestindo o Manto Rubro Negro em 2013?"

Nisso um cheirinho gostoso começa a tomar conta do ambiente. É o galeto de Mestre Luiz Carlos Fernandes que, oportunamente, salva Fabiano Eller. Resta-nos aplaudir de pé aquele que nos deu um grande testemunho de simplicidade e categoria. Tal qual ele faz nos gramados e que a Nação Xavante tem o prazer de ver.







Nenhum comentário:

Postar um comentário