quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Esquadrão Xavante

Hoje, escutando o programa Tupanci Atualidades (Fátima Salois - das 14:00 às 15:30), chamou-me a atenção um texto que ela leu para seus ouvintes. Versava sobre otimismo e entusiasmo. Engraçado como, à primeira vista, parece ser a mesma coisa. Mas não é.

Otimismo - é a disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo em situações muito difíceis; diz-nos a Wikipédia, enciclopédia livre e que, muitas vezes. nos impede de folhear um livro por pura preguiça.

Já entusiasmo é uma coisa mais poderosa e envolve o sobre natural. O entusiasmo não é algo passivo e nem fica de braços cruzados esperando que o melhor aconteça apenas por nossa vontade. A nossa querida Wekipédia também nos dá uma mão na significação deste vocábulo quando diz: entusiasmo (do grego en + theos, literalmente 'em Deus') originalmente significava inspiração ou possessão por uma entidade divina ou pela presença de Deus. Atualmente, pode ser entendido como um estado de grande euforia e alegria, refletindo em uma consequente coragem. Uma pessoa estusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode portanto ser considerado como um estado de espírito otimista.

Mas tche! O que isto tem a ver? Bem, se você não percebeu, paciência. Pergunta para a Fátima Salois. Quem sabe ela relê aquele texto maravilhoso.

Agora, uma coisa eu sei. Tem  Xavante que está a mil lutando por um novo tempo. Estão entusiasmados. Literalmente encarnaram Deus e partiram para uma união descomunal. Estão convocando todos os Rubro Negros, independente de serem ou não de alguma Torcida Organizada. Não se trata de otimismo, é entusiasmo mesmo. Acho que Tupã tomou conta de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário