sexta-feira, 10 de março de 2017

100 mil visualizações do blog Xavante Munhoso



Para quem começou sem grandes pretensões e querendo apenas ter um cantinho para colocar velhos rabiscos apontados em agendas rotas, cadernos velhos e até em papel de pão, atingir cerca de cem mil visualizações não deixa de ser uma boa marca.

Acolherar as letrinhas de forma harmoniosa ou, às vezes, sem pé nem cabeça é coisa que faço desde os tempos de mandinho. Daí, me tornar um a blogueiro foi como passar manteiga em focinho de gato.

Para falar do meu atual blog, este que está beirando as cem mil visualizações, tenho que fazer justiça à minha primeira experiência on-line. Não pensem que foi no falecido Orkuti. Não, lá até tive boas pendengas com Xavantes e com áureo-cerúleos (no tempo em que eles teclavam na internet). Refiro-me ao meu primeiro blog. Ele ainda existe e pode ser lido por aqueles que me dão a honra de curtir minhas "viagens".

http://xavantemunhoso.zip.net/ hoje está inativo em termos de postagens, mas tem registros meus para quem quiser ver. Comecei no dia vinte e um de janeiro de dois mil e oito com a mensagem "Em Busca do Espaço Sideral" e postei até o dia dezoito de novembro de dois mil e dez. Infelizmente, nesta última postagem cometi um erro de ortografia no título da mensagem. A "matéria" não é minha e sim algo que copiei da turma de Caxias do Sul por achar interessante. Na época, percebi o erro e quando fui corrigir tive a surpresa. Só poderia continuar postando no antigo blog se eu passasse a pagar.

Ora bolas! Eu pagar para escrever? Gosto das letrinhas, mas não estou com essa bola toda. Contra a vontade deixei o erro e parti para um segundo blog. O antigo está lá parado no tempo. Com cerca de vinte mil visualizações, está a espera de que eu o reanime. Mas a fila anda fazer o quê?

Como já falei, a ideia inicial era ter um cantinho para transcrever velhas anotações, mas como uma cachaça, passei a sorver esta mania religiosamente. Fisgado, passei a escrever novas "coisas" em vez de apenas copiar aquilo que já tinha alinhavado em épocas passadas. Versos e poemas ficaram esquecidos em definitivo no instante em que o coração ditou a ordem: "Fala do Brasil e sua maravilhosa Torcida".

Foi um renascer; talvez um atrevimento, uma leviandade ou sei lá o quê. Acontece que deu liga e "A História do Brasil Segundo o Xavante Munhoso - Cronologia de uma Paixão" confirma a minha linha de pensamento. Foi o primeiro texto de minha autoria posto no meu atual blog. Este que está surfando nas cem mil visualizações graças a você que me lê neste instante.

Estas cem mil visualizações estão distribuídas em setecentos e cinquenta e nove (759) postagens. Além do Brasil (País), o blog http://xavantemunhoso.blogspot.com.br/ é lido em mais nove países. Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Rússia, Argentina, Chile, França, Haiti e Filipinas têm Xavantes e leitores em geral que me dão a graça de saber que não escrevo para as paredes (parodiando o que minha mãe dizia quando me dava aqueles abençoados sermões).

Espero não estar dizendo nenhuma bobagem, mas foi isto que descobri varrendo os porões estatísticos do meu blog. Gráficos, curvas, números e outras mumunhas foram a base para eu jogar a modéstia para escanteio e vir aqui dar uma de bom e me exibir. Claro, sei que estou longe, muito longe daqueles blogueiros feras que aparecem no Jô Soares, Faustão e outros tubarões da comunicação brasileira, mas acho que dou para o gasto.

Agradeço aos que se dão ao trabalho de acompanhar o que escrevo. Reafirmo que não tenho nenhum compromisso com a rima e nem com exatidão da palavra. Não, meu compromisso é com meu coração. Ele é o regente e único culpado por eu estar aqui. Quando ele parar, adeus Tia Xica.

Para finalizar, talvez a frase mais vezes escrita por mim e que atesta tudo o que sou e o que sinto: “Xavante Munhoso na área... Gol do Brasil!”

Xavante Munhoso em foto de Tiago Rodrigues Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário