quinta-feira, 6 de junho de 2013

Em busca da origem das dificuldades do Interior

"... Por origens e dificuldades de locomoção, no inicio quase todos os campeonatos estaduais eram o próprio campeonato citadino da capital e conforme atuação politica de sua federação, realizava o campeonato do interior, e promovia uma final estadual com os campeões da capital e do interior  e o vencedor recebia o título de campeão estadual. 
Como havia muito desequilíbrio técnico entre as equipes da capital e do interior, na grande maioria das vezes o campeão citadino (ou metropolitano) era também o campeão estadual. A mídia estadual desconsiderava esta disputa além do campeonato propriamente dito, que foi disputado em um longo período do ano. E pouco se noticiava o campeonato do interior, não considerando um campeonato de igual importância ao “Estadual” da capital..." - http://cacellain.com.br/blog/?p=46862
---------------- x --------------
Descobri o texto acima surfando internet afora. É incrível a semelhança ao que aconteceu aqui nas terras do Pampa. Venho trabalhando esta ideia já há algum tempo e pretendo fazer um levantamento completo título a título em busca dos pormenores que levaram o nosso futebol a tamanha desproporcionalidade. Não só o poder político e econômico determinou quem seria o Campeão mas de certo, erros grotescos e indisfarçáveis de "juízes" fez com que até hoje somente o Guarani F. C. da Rainha da Fronteira ganhou o Campeonato Gaúcho em duas oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário