terça-feira, 5 de abril de 2016

Roubocracia social

É o que vivemos nos dias atuais. Mas isto não vem de agora. Não, não foi com a tomada do Poder pelo PT e seus aliados como você pode pensar. Há décadas, para não dizer há séculos, que os governantes usam o álibi social para abocanharem carretas e mais carretas de dinheiro, habilmente desviados de impostos escorchantes e mal intencionados. O superfaturamento de obras para inglês ver é a principal peça dessa roubalheira descomunal e desvia da boca do trabalhador a tranquilidade de sentar-se à mesa com a família no sagrado direito do pão nosso de cada dia. O pior de tudo isso é o fato desses entronados valerem-se justamente da boa fé dos pobres para amalharem os votos necessários para aportarem no Planalto, nos palácios estaduais e nas prefeituras a fim de contar os dólares e euros em suas contas além-fronteiras. Jogam em nossa cara os ganhos sociais tão arduamente conquistados e escondem, em artimanhas colossais, o quanto se apropriam de dinheiro público. Aliás, nunca o público foi tão humilhado, malversado e roubado como nos dias de hoje.

Valem-se de partidos milimetricamente criados apenas para satisfazer a vontade de uma minoria enclausurada em seus próprios interesses e dali comandam os porões da corrupção. São pacientes, perseverantes e capazes de esperar vinte anos até atingirem seu desiderato. Não importa a tendência porque tanto a direita quanto a esquerda são meros utensílios nessa busca desenfreada pelo poder. Numa simples leitura da sopa de letrinhas que “coalizam” a fim de atingirem uma governabilidade idealizada abaixo de dinheiro dá para ver perfeitamente que “o faz-me rir” está no centro das negociações.

No meio de tudo isso tem uns mais espertos do que os outros, claro, e saltam do barco como se nada tivessem a ver com o comandante. É cômico, mas muito provavelmente estarão lado a lado com o próximo presidente ou presidenta. Tiradentes, o Mártir, já combatia esses senhores. Mas pouco adiantou porque eles sabem os caminhos para pôr por terra a mais valia e erguer o cetro da corrupção.

Como nas guerras de outrora, o ruído nas comunicações serve para A ou B com a firme intenção de lograr a tudo e a todos. É um diz me diz, bate e rebate, nhem nhem nhem capaz de enxaropar e desviar a atenção do foco das notícias desgraçadamente tristes que retratam a Pátria roubada escancaradamente.

Na real, a dúvida é somente uma. Quem roubou mais? O partido governista atual ou seus antecessores? Dos coxinhas, dos conservadores, dos abastados, das oligarquias, dos ditadores sabemos os frutos. Mas do Partido dos Trabalhadores, quem esperava que reinariam nesse antro de corruPTos?

Delfim Netto por décadas pregou que o “bolo” deveria primeiro crescer para depois ser repartido. Na época, ingenuamente, eu acreditava que ele estava certo. Claro que não fui o único e o PT está aí para mostrar. José Dirceu, José Jenuíno, Lula e os abençoados pela estrela vermelha sacramentam a listagem daqueles que receberão as benesses da grana cronometrada no IMPOSTRÔMETRO*.


Não é à toa que a palavra reinante é impeachment e o juiz Sérgio Moro tire o sono de personalidades atuantes da política brasileira. Dilma cairá? Não sei. Ao contrário de Collor, nossa presidenta luta com o que tem e com o que imagina que tem. É briga de tubarões e tudo pode acontecer. De certo, uma ou duas pedaladas pode resolver essa parada. E por falar em parada, o progresso passa a ser uma mera palavra estampada na Bandeira Nacional. Que roubada! Putz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário