sábado, 5 de março de 2016

Minha Mãe Preta partiu

E vai ter arreda no Céu. Deus terá que tirar alguém da primeira fila porque ela chega após uma jornada terrena cheia de amor e serviço. De certo chegará sorrindo e cativando a todos só no olhar.

Para ela vai ser fácil responder à clássica pergunta Divina: “O que tu fez para merecer estar aqui?”. Antes mesmo da primeira sílaba, dezenas, centenas de outros anjos responderão por ela: “Abraçou a muitos; adotou de coração; confortou, aconselhou e serviu de exemplo de como amar ao próximo”.  Sim, Minha Mãe Preta realmente fez isso. Não se limitou a comandar o fogão, acariciar as panelas e a distribuir o tempero na medida certa.

Hoje Minha Mãe Preta partiu e um filme encheu minha vista de lágrimas. Aquele alarido de criança teimava em tornar alegre uma despedida tão dolorosa. Eram os anos sessenta e pouco quando eu tive a graça de tê-la em meu caminho lá no Instituto de Menores. Escolher feijão, descascar batata, cortar abóbora, lavar a louça eram tarefas penosas para quem só queria saber de brincar e jogar bola. Vez por outra um castigo me punha nos eixos porque eu era tinhoso, brincalhão e ágil na hora de escapar das obrigações. Cada um dos fessores ou funcionários tinha o seu próprio jeito de lidar com a gurizada de minha época. E Minha Mãe Preta também tinha o dela. Só no olhar, no sorriso, e na imensa caridade alojada em seu coração.

A bem da verdade, só enxerguei todo o amor que ela carregava no coração anos após. Já adulto, com os filhos no colo e compreendendo um pouco da vida. É incrível, mas rever Minha Mãe Preta foi como se eu nunca tivesse me separado dela. Até ali ela era apenas a dona Zenira; a cozinheira do Instituto. Nada demais. Até ela dizer: “Este é meu filho e eu sou a Mãe Preta dele”. Foi uma das maiores graças que recebi e desde então sinto uma grande paz quando falo de Minha Mãe Preta. E é esta paz que desejo a seus filhos naturais e aos de coração porque foi isto que ela transmitiu em toda a sua vida.

Minha Mãe Preta partiu e vai ter arreda no Céu. Deus Pai sabe. Ela merece um lugar na primeira fila do Paraíso. Um beijo Minha Mãe Preta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário