domingo, 4 de maio de 2014

Calçada Legal - Reunião 290414

29/04/2014 - Direitos Humanos


Pelotas: reunião trata sobre a regularização e fiscalização de calçadas


Uma reunião realizada em Pelotas tratou sobre a regularização e fiscalização das calçadas e pavimentos públicos municipais. O Promotor de Justiça da Especializada Paulo Roberto Gentil Charqueiro participou do encontro, ocorrido na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).                                  

Buracos, raízes de árvore e a ausência ou inadequação de revestimentos são algumas das barreiras no qual os pedestres enfrentam para se deslocarem e foram temas tratados na reunião.                        

Em Pelotas, segundo a Lei 5.528/2008 (Código de Obras), cabe ao Município fiscalizar a execução correta da pavimentação do passeio em frente aos imóveis de proprietários de terrenos, edificados ou não, localizados em logradouros que tenham ou não meio fio, a fim de mantê-los em bom estado de conservação. Deste modo o Rotary Club Centenário, o MP de Pelotas e a Coordenadoria de Planejamento Urbano (Coplan), iniciaram a campanha Calçada Legal.                                                              

O alerta da iniciativa inclui os relatos de torções e fraturas resultantes do desnivelamento de calçada, buracos, pavimento escorregadio e rampas em lugares impróprios. A ação já contou com a entrega de folhetos sobre as normas para a construção e regularização das vias de passeio público e a criação de um vídeo. O grupo visa agora a entrega de folhetins para a população, cartilhas para engenheiros e uma caminhada para conscientização juntamente com os escoteiros de Pelotas.                                         

O segmento a ser dado agora no inquérito civil instaurado na Promotoria de Pelotas é a cobrança da Prefeitura na fiscalização das calçadas, além da disponibilização de cartilhas online. A campanha também realizará um concurso de redação com o tema “Calçada Legal”, os vencedores serão premiados, tanto alunos como professores. A iniciativa possui uma página no Facebook, na qual pode ser acessado o vídeo orientativo.
Agência de Notícias
imprensa@mprs.mp.br
(51) 3295-1820




Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100
http://www.mprs.mp.br/imprensa/noticias/id35178.htm?impressao=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário