quarta-feira, 10 de abril de 2019

Texto nobre

Minha nossa! O que dizer diante de uma oração dessas? Eu sei e tenho consciência dos números que estão apontados nesta magnífica manifestação e por isso sempre digo: "Depois do Brasil, eu sou Interior". Leia e medite, o texto de Dani Polidoro tem tudo da história do futebol gaúcho nas linhas a seguir:

"Como diz meu querido amigo Alberto Meneguzzi, "lá vem textão!" e, pra completar, repleto de indignação, decepção e revolta. Confesso que a minha constante busca pela luz e paz interior é a única responsável por eu não alimentar nenhum sentimento ruim contra esses "jornalistas". 

Vamos aos fatos! Meus caros colegas de profissão (que, nesse caso, me enchem de vergonha alheia) transmitem em ambos os títulos das matérias, que um grenal na final do Gauchão é um fato raro de acontecer. Sendo assim, a imensa e nítida "comemoração" nos títulos faria jus a um grenal que todo o estado espera com ansiedade e certa saudade. 


Vejamos: o primeiro campeonato gaúcho foi em 1919, ou seja, celebra 100 anos este ano de 2019. O Inter é o maior vencedor, com 45 títulos e 21 vice-titulos, seguido pelo Grêmio, com 37 títulos e 27 vice-titulos. 


Laaaaaaaaaaaa na terceira colocação tem o Guarani de Bagé com, pasmem!!!, 02 títulos. Em quarto lugar tem uma lista imensa, que inclui a dupla Ca-Ju, a dupla Bra-Pel, o Novo Hamburgo, entre outros, que possuem 01 título. UM. UNZINHO, em tantos anos de história. 


Assim, Porto Alegre detém 85 títulos do Gauchão, contra 03 títulos de Pelotas e Bagé. É tipo um jogo onde o placar é 85 x 03. Chega a doer na alma. 

O clássico grenal, que boa parte da imprensa da capital e federação gaúcha tanto veneram, já decidiu o Estadual 35 vezes. 35 VEZES. TRINTA E CINCO VEZES, em cem anos de existência do Gauchão. Nas outras oportunidades, suponho que ou o grêmio ou o inter estavam presentes e que em 90 por cento das vezes, acabaram ganhando do time (do interior) adversário. Suponho. 

Eu sei que números são chatos e estatísticas cansativas, e eu, mulher das palavras, realmente fujo da matemática como o diabo da cruz. Mas, infelizmente, tive que trazer estes dados para mostrar que absolutamente nada justifica esses dois títulos MEDÍOCRES e DEPRIMENTES que meus colegas usaram em seus artigos. E olha que, por sorte, nem li a matéria! 🙏🏻 

Cansei de ver, ao longo destes 06 anos trabalhando com futebol de forma contínua, (sendo em TV, rádio ou internet), boa parte de torcedores da dupla grenal, oriundos de Porto Alegre, debochando dos moradores do interior que torcem para os clubes da capital. 

Cansei de ouvir destas pessoas que o "interior não tem time" por isso os "colonos e caipiras do interior" acabam torcendo para o grêmio ou o inter. 

Cansei de presenciar estas pessoas nos chamando, (especificamente em Caxias do Su)l, de "gringos polenteiros, amassadores de uva", rindo do nosso sotaque italiano e das nossas raízes. Imagino que com o restante do estado não seja diferente. 

Cansei de ver inter e grêmio sendo beneficiados em jogos e mais jogos do Gauchão, com toda espécie de erro de arbitragem, desde pênaltis até expulsões, com o único intuito de facilitar um grenal na final. Cansei de ver boa parte da imprensa de Porto Alegre e a federação sendo coniventes com essa barbárie contra os times do interior. 

Cansei de ler de "jornalistas" como estes e outros tantos que o futebol do Rio Grande do Sul é unicamente a dupla grenal. 

Por isso, para vocês, eu digo: Experimentem tirar de uma mulher lindíssima, porém repleta de intervenções cirúrgicas, todo seu dinheiro, suas próteses e procedimentos. Possivelmente ela continuará razoavelmente bonita, mas se tornará apenas uma mulher comum, como todas as outras. 

Experimentem tirar da dupla grenal todos os seus milhões, sua estupenda estrutura de primeiro mundo, seus milhares de profissionais treinados em toda parte do planeta, e a dupla grenal vai se tornar comum, como todos os outros clubes do estado. 

Como todos os outros??? Não! Porque a dupla grenal JAMAIS terá uma coisa que os clubes "menores" tem: BRIO! Garra! HONRADEZ! 

Se vencemos é por mérito nosso, sem precisar recorrer á arbitragem. Se perdemos, caimos de pé, com a dignidade de quem lutou bravamente, de quem jamais se entregou por saber que o adversário era mais forte. Não! Nós lutamos até o fim, mesmo exaustos, mesmo envergonhados, mesmo dilacerados por dentro e por fora, mesmo não querendo olhar para um placar devastador, mesmo assim nós temos orgulho. Orgulho por saber que temos muitooooo menos que a dupla grenal, menos torcida, verbas, patrocinadores, estrutura, estádio, visibilidade, apoio, condições, menos TUDO! Mas se tirarem o pouco que nos resta, vamos reconstruir os muros com a força dos torcedores, vamos arrecadar alimentos com o apoio da torcida, vamos pintar as arquibancadas com o dinheiro do nosso bolso, porque força, resiliência e superação são marca registrada do povo do interior. 

E vocês, dupla grenal? Se tirarem tudo de vocês? O que vai restar? Serão apenas como o estádio Olímpico, um punhado de abandono e decadência. Só sobrará a arrogância. 

Respeitem o interior! Respeitem quem tem as mãos calejadas do trabalho! Quem ergueu esse estado com o suor da labuta diária, que viu seus times crescerem, que viu as crianças correndo nas arquibancadas, que viu as senhoras arrecadando mantimentos, que viu a tia da cozinha ser sogra do presidente que também é pai do fisioterapeuta que é primo do assessor, porque clube do interior é FAMÍLIA, é devoção que passa por todas as gerações. Respeitem nossa história! O que construimos com lágrimas, que nos rouba o sono, que nos faz querer desistir de tudo mas que é só chegar a próxima vitória que o orgulho volta, essa paixão de bater no peito e dizer que jamais vamos abandonar nosso clube. 

Se eu fosse vocês, teria o mínimo de dignidade e pediria DESCULPAS por esses títulos completamente infelizes! Mostrem que vocês não perderam tudo, que ainda resta um vislumbre de vergonha na cara. 

Porque, como a dupla grenal, vocês são os "pobres meninos ricos" que nunca saberão que, no interior, mora a humildade mais rica do mundo. Essa mesma, que os milhões e os holofotes não compram. - Dani Polidoro
Dani Polidoro

(Ambas capas do dia 8 de abril/segunda feira)
Fonte de pesquisa: Wikipedia"
-------------------
Observação: Não foi eu quem escreveu esta maravilha onde a verdade escancara as benesses que a dupla gre-nal vem recebendo através de décadas de futebol gaúcho. Obrigado Dani Polidoro por tamanha coragem.
Dá-lhe Interior!



Nenhum comentário:

Postar um comentário