Se para nós é angustiante esta espera, imaginem para quem está no front de batalha. O G. E. Brasil vai vencer este entrave e todos os empecilhos serão derrubados. Nem quero mais saber de quem é a culpa. Só sei que esta guerra é de todo Torcedor Xavante e ninguém pode se excluir. #VoltaCaldeirão!
-----------------------
NOTA
Comissão da Arquibancada, sobre a não liberação da arquibancada temporária
Mais uma vez, frustração.
Perdemos outra vez para a o formalismo, a nomenclatura, a desconfiança e o medo.
Não vamos desistir.
A instalação de arquibancadas temporárias é uma necessidade financeira do Brasil. Só com o aumento da capacidade do Bento Freitas conseguiremos manter nosso quadro social, aumentar a arrecadação e alavancar nosso crescimento institucional para dar sustentação ao protagonismo que a Comissão Técnica e grupo de jogadores nos levaram com os reconhecidos resultados de campo. Só cuidando dessa necessidade imediata termos tranqüilidade para projetar nosso novo Bento Freitas.
Importante registrar que a comissão responsável por essa tarefa, com apoio de todos os setores do clube, em 10 dias de trabalho conseguiu contratar e montar a estrutura temporária para aumentar em 2.973 lugares a capacidade de público do estádio.
Na essência, a estrutura que estava pronta no jogo com a Portuguesa é a mesma que estaria pronta para o jogo de amanhã com o Caxias.
Todos os laudos e esclarecimentos solicitados foram fornecidos tanto que o PPCI foi aprovado. No dia do jogo com a Portuguesa fomos surpreendidos com um pedido de realização de teste ruptura da madeira a ser realizado no próprio estádio e na presença do Corpo de Bombeiros.
Com apoio de profissionais competentes demonstramos que não havia parâmetros ou condições para este teste e que os laudos fornecidos pelo Laboratório de Engenharia da UFRGS à empresa contratada eram suficientes para emprestar segurança à estrutura.
Fizemos mais, ainda que não houvesse sido solicitado, providenciamos um teste de capacidade superficial do solo que apontou resultados absolutamente seguros levando em consideração a estrutura e a capacidade total de público projetada (2.973). Essa atitude previdente permitiu que, solicitado o laudo na quinta-feira, pudéssemos entregá-lo no dia seguinte encaminhando a vistoria realizada no dia de hoje.
Nas duas vistorias realizadas essa semana nos foi solicitada a “troca de patamares (degraus) de madeira” e a “fixação com materiais adequados dos guarda-corpos e dos pisos demarcados para rota de fuga nos acessos radiais”.
De um total em torno de 800 degraus fizemos a substituição de 77 mais desgastados por outros mais novos, ou seja, menos de 10% do total. Registre-se que é parte integrante do projeto a revisão, anterior e posterior a cada partida, de toda a estrutura, sobretudo dos degraus de madeira.
Além disso, reforçamos a fixação das barras de antiesmagamento, guarda-corpos e dos degraus dos acessos radiais.
Infelizmente o Corpo de Bombeiros não concordou com a fixação dos degraus dos acessos radiais com arames e pregos julgando que os degraus poderiam ser arrancados e utilizados em atos de violência e vandalismo.
Argumentamos quanto à colaboração do nosso torcedor na fiscalização, no aumento da segurança particular contratada e outras medidas compensatórias para essa partida, por fim, solicitamos nos fosse permitido parafusá-los (90 degraus) ainda hoje, porém, isto não nos foi permitido.
Talvez estejamos equivocados ao acreditar no senso de educação e responsabilidade do nosso torcedor e o Corpo de Bombeiros esteja certo em sua atitude preventiva e zelosa.
Não nos cabe discutir, recorrer ou confrontar, a nós cabe exigir da empresa contratada que cumpra todas as determinações – o que já está sendo providenciado com a substituição desses degraus por outros com outra forma de fixação – para, enfim, nos entregar a estrutura devidamente liberada para uso.
Agradeço todos os membros da comissão e pessoas envolvidas nessa árdua tarefa. Não desistiremos.
Foco no jogo, foco na festa, foco no time. Nossos guerreiros reverterão nossa frustração e nos darão mais uma alegria contra o Caxias.
#voltacaldeirao
Daniel Halfen
Membro Comissão da Arquibancada
Nenhum comentário:
Postar um comentário