sábado, 26 de novembro de 2011

Antonio Luiz Munhoso


28 de dezembro de 1953, nasce Antonio Luiz Munhoso. Mais um entre os milhares e milhares torcedores da Nação Xavante. Conhecido por Xavante Munhoso, fundou, no dia 19 de novembro de 1977, a Torcida Organizada Paixão Rubro Negra – PRN, com a qual viria a cantar e decantar as façanhas Rubro Negras por cerca de dez anos.
Xavante Munhoso, como sempre faz questão de ser chamado, é um Torcedor louco, fanático e sem vergonha de ser Xavante, segundo sua autodefinição que faz cada vez que apresenta-se onde quer que esteja. Já em seus tempos de ginásio, enfrentou dificuldades com alguns professores, correndo sério risco de ter suas provas zeradas por insistir na assinatura que tão bem o identifica desde os tempos de guri.
Este Rubro Negro empedernido é casado e tem três filhos, Ana Paula, Daniel e Anderson. Jamais obrigou-os a torcerem pelo G. E. Brasil mas, por via das dúvidas, sempre deixou bem claro que, na casa dele, só almoçava quem era Xavante... As pessoas, quando ficavam sabendo de tal prática horrorizavam-se, ao que ele respondia com a maior tranquilidade: "Não se preocupem, eles têm uma segunda opção pois minha sogra é áureo-cerúlea e eles podem almoçar lá. Vocês sabem, não existe sogra perfeita..." Antonio teve a grande ventura de criar seus filhos em seu lar e ao redor da mesa com muita alegria e paz próprias das famílias unidas. Ana Paula e Daniel, aos primeiros passos, conheceram os caminhos que levam ao Estádio Bento Freitas e o Anderson, seu filho do coração, também foi ensinado na prática Rubro Negra própria da família Munhoso.
Quando jovem, Xavante Munhoso tinha sua "patota" e a regra entre o grupo era de fazerem uma eleição para decidirem se iriam ao cinema ou ao futebol. Evidentemente que, quando o jogo era do E. C. Pelotas, nosso Rubro Negro preferia ver um filme repetido do que ter que ir até a Boca do Lobo. Das vezes em que a maioria decidiu pelo áureo-cerúleo, Xavante Munhoso foi parceiro e acompanhou os amigos e isto fez com que sempre respeitasse e reconhecesse no time da avenida o grande e melhor adversário. A consequência positiva desta prática foi o fato de que nunca houve um Bra-Pel sem a presença de Antonio Luiz Munhoso. Fosse o clássico no Estádio Bento Freitas ou no reduto adversário, lá estava ele embandeirado e nas cores vermelha e preta que tão bem lhe identificam.
Xavante Munhoso é um cara viajado, pois desde 1977 acompanha o G. E. Brasil não só aqui no Rio Grande do Sul, mas também em jogos fora do Estado. Já em sua primeira excursão, teve o batismo da emoção extrema e a aventura foi digna da Nação Xavante. A cidade de Estrela bem representa as inúmeras epopeias vividas por este torcedor guapo e desbravador e teve o privilégio de ser a primeira entre tantas e tantas visitadas a partir de então.
Do livro em preparo "A História do Brasil Segundo o Xavante Munhoso - Cronologia de uma Paixão".

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Talagasso

Brasil cria primeira franquia do Depto Amador
Clube rubro-negro sela parceria com a escolinha Talagasso, e Camaquã vai receber o primeiro Centro de Formação Xavante longe da Baixada 


O município de Camaquã vai ter o primeiro Centro de Formação Xavante fora de Pelotas. Na tarde desta quinta-feira, o Depto Amador do Grêmio Esportivo Brasil firmou parceria de um ano com a escolinha Talagasso, e, a partir de agora, o clube vermelho e preto vai ter uma franquia das categorias de base distante 130km do estádio Bento Freitas.
O GE Brasil/Talagasso vai funcionar seguindo os mesmos padrões do clube rubro-negro. Para que isso aconteça, um representante da escolinha, o técnico Jair Pacheco, vai visitar frequentemente os treinamentos da gurizada e do grupo profissional do Xavante, para observar os métodos de trabalho aplicados na Baixada e levá-los para Camaquã.
Assim, o Brasil vai oferecer suporte logístico, técnico e didático ao centro de formação afiliado. Em troca, o clube pelotense será considerado o formador majoritário de qualquer talento que venha a surgir através do convênio, tendo, inclusive, prioridade absoluta na contratação dos atletas revelados com o projeto.


HISTÓRICO DA TALAGASSO A primeira escolinha conveniada do Brasil tem três anos de fundação, trabalha com as categorias Sub-9 e Sub-11 nas quadras, e com categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17 nos gramados. Os jovens camaquenses interessados em vestir a camisa rubro-negra sem sair da cidade podem procurar a sede da Talagasso, na Rua Vitoriano José Centeno, 871, ou entrar em contato pelo telefone 51 9833 5931.


FUTURAS PARCERIAS Depois de firmada a primeira parceria em Camaquã, o Depto Amador do rubro-negro quer expandir a iniciativa para outras regiões. Os interessados podem procurar os diretores das categorias de base na secretaria do Bento Freitas, entrar em contato pelo telefone 53 3229 3999, ou ainda pelo e-mail base@gebrasil.com.br.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Identidade Xavante

Com o título de 'Identidade Xavante', obra promete reunir o que de mais importante aconteceu nos cem anos de história do clube da Baixada.
O livro oficial do Centenário do Grêmio Esportivo Brasil já está praticamente à caminho das prateleiras. A obra, que ganhou o título de ‘Identidade Xavante’, está pronta e vai ser lançada no dia 10 de dezembro, no Quiosque Nelson Nobre Magalhães – no calçadão da Rua XV de Novembro. O pré-lançamento acontece um dia antes, na sede da Concessionária Uvel, em cerimônia fechada para autoridades, imprensa e convidados especiais.
Imagem01
Ilustração da capa do livro 'Identidade Xavante'.
A nova enciclopédia vermelha e preta terá 228 páginas (formato 30 x 30cm) e mais de 300 imagens riquíssimas em conteúdo sobre a história dos cem anos de fundação do clube da Baixada. É o resultado de um trabalho árduo de dezenas de colaboradores, que durante muitos meses pesquisaram e reuniram materiais acerca do GE Brasil. O mentor e organizador de todo o processo foi o ex-presidente rubro-negro Cláudio Andrea.
- Se trata de um livro documental, que narra a história centenária do Brasil, e ainda tem convidados como Aldyr Garcia Schlee, Clayton Rocha e João Garcia, mais artigos de Ruy Carlos Ostermann, Paulo Sant’Ana e Douglas Ceconello – comentou Andrea, que ficou entusiasmado ao ver a primeira cópia produzida da obra.
- Temos que dar os parabéns a todos os envolvidos, mas em especial à editora Textos, que transformou o livro em um objeto que pode ser colocado em qualquer lugar da casa, porque ele ficou lindo e merece ser apreciado por cada rubro-negro – concluiu o atual conselheiro, que vive nos corretores do estádio Bento Freitas há mais de 50 anos.
As vendas do ‘Identidade Xavante’ iniciam no mesmo dia do lançamento. Cada exemplar vai custar R$ 100,00, na secretaria do Bento Freitas, na loja Tribo Xavante, e no site www.identidadexavante.com.br, que deve entrar no ar nos próximos dias. Os Sócios de Coração (com a mensalidade em dia) terão desconto de 20 % e poderão adquirir o volume por apenas R$ 80,00.
O livro é assinado pela editora Textos, e impresso pela gráfica Edelbra. Tem apoio da UCPEL, e patrocínio da Schram Conservas, Expresso Embaixador, Federação Gaúcha de Futebol e Ecosul. A responsabilidade sobre a obra é da associação ‘Cresce, Xavante!’, que vai reverter o lucro arrecado em um novo projeto de reestruturação das arquibancadas da Baixada.
http://www.gebrasil.com.br/noticias/noticias-detalhe.php?id=1236
-----------------------------------------------------

domingo, 20 de novembro de 2011

Reforma dos Estatutos

Salve Luiz Carlos!

Já sei desta manifestação e a menos que eu esteja enganado um dos líderes deste movimento, Eduardo Cabeça, não é sócio. No meu entender, esta é uma condição fundamental para o torcedor de qualquer clube requerer a condição de votar numa eleição de tamanha importância.


Quanto às possíveis mudanças nos Estatutos, não sei se sabes, mas uma Comissão fez um estudo comparativo com os estatutos de outros clubes e a partir daí foram feitas diversas alterações. A princípio, nossos Estatutos será um dos mais modernos do País e este tema já vem sendo lembrado no Conselho Deliberativo desde o ano passado.


Como acredito que saibas, o nosso Centenário teve alguns percalços por conta das campanhas dentro das quatro linhas. Isto realmente baratinou alguns e as coisas ficaram muito mais difíceis em todos os setores do Clube. Outra situação importante que retardou a reforma dos Estatutos foi a organização, pesquisas e publicação do Livro do Centenário que, felizmente, será lançado em dezembro. Acontece que o conselheiro Cláudio de Andrea, um dos integrantes da Comissão encarregada da reforma dos Estatutos, foi o escolhido para liderar a Equipe do Livro do Centenário. Sou testemunha do grande trabalho para a confecção deste maravilhoso Livro que tão bem retratará a História do G. E. Brasil e sua magnífica Torcida.


Tenho certeza que, após o lançamento do Livro do Centenário, esta questão dos Estatutos ocupará o espaço que dignamente merece. Aí sim, todos os Sócios do nosso Xavante têm que ficar atentos e pressionar da melhor maneira possível. De minha parte te garanto, como membro do Conselho do G. E. Brasil, lutarei para, entre outras modificações, tornar direito inalienável do Sócio, a oportunidade de escolher diretamente nosso dirigentes.


Luiz Carlos, no meu modo de ver, o ano de 2012 será de grandes lutas e modificações dentro de nosso Clube mas o primeiro passo que cada Torcedor deve dar é associar-se. Aí sim seremos fortes o bastante para influenciar positivamente e ajudar na organização e crescimento do nosso Rubro Negro. No meu entender, chega do velho blá-blá-blá de que "Fulano" fez isto, "Fulano" fez aquilo. O primeiro Século passou com seus erros e suas conquistas e neste novo Século quem fará a História seremos nós. É uma grande responsabilidade, pois, aos trancos e barrancos, os dirigentes do passado construiram uma maravilhosa História e isto será mostrado no Livro do Centenário. Espero que tu sejas um dos que comprará esta obra, pois além dos recursos importantes que gerará, permitirá uma viagem ao passado. Isto com certeza, nos iluminará para enfrentar o futuro.

Um grande abraço.
Xavante Munhoso

A trajetória do Futebol na Princesa do Sul

O 7º semestre do Curso de Bacharelado em Museologia da UFPel
convida para a exposição “Museu Futebol Clube: A trajetória do futebol na cidade de Pelotas, que ocorrerá de 16 a 30 do corrente mês (novembro), no prédio da antiga Laneira, localizado na Av. Duque de Caxias 116, das 14 às 20hs, com a seguinte programação paralela:
17-11-2011 ás 18h30min
Palestra com o tema: Violência no futebol
Palestrante: Paulo Gastal Neto
21-11-2011 ás 18h30min
Filmes: Pelé e Futebol S/A
22-11-2011 ás 18h30mim
Palestra com o tema: Futebol enquanto Patrimônio Imaterial
Palestrante: Daniel Mauricio Viana de Souza
24-11-2011 ás 18h30mim
Mesa redonda com o tema: Futebol enquanto Patrimônio Imaterial
Componentes da mesa: Representantes dos clubes profissionais da cidade
28-11-2011 ás 18h30mim
Filme: Gol 2
29-11-2011 ás 18h30mim
Palestra com o tema: Futebol enquanto Patrimônio Imaterial
Palestrante: Sérgio Augusto Osório
ENTRADA FRANCA
CONTATOS: praticaemmuseus@gmail.com

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ricardo Fonseca toma posse no Bento Freitas

Notícias - http://www.gebrasil.com.br/noticias/noticias-detalhe.php?id=1228

Institucional - Leonardo Crizel - Qua 09.11.2011 - 15h38 - Assessoria de Imprensa

Novo presidente do GE Brasil agradece o apoio de conselheiros e diretores e fala em resgatar o sentimento do torcedor pelo clube rubro-negro
 Ricardo Fonseca recebeu de André Araujo o cargo de Presidente do Grêmio Esportivo Brasil. A cerimônia de posse aconteceu nesta terça-feira à noite, em reunião do Conselho Deliberativo Xavante no Salão de Honra do estádio Bento Freitas. Um grande número de conselheiros rubro-negros esteve presente para apoiar o novo mandatário, que agradeceu o incentivo e pediu para que a união promovida na assembleia se perpetue durante todo o novo mandato.

DISCURSO DA POSSE

Imagem01  
Ricardo Fonseca pediu a união de todos os Xavante no discurso. Foto: Carlos Insaurriaga
Sair das arquibancadas e assumir um cargo na vida do Grêmio Esportivo Brasil, seja ele qual for, sempre é um motivo muito especial para a vida de qualquer rubro-negro. Acompanho a vida deste clube há 25 anos, um quarto da sua já centenário história. E esta noite assumo a presidência do nosso glorioso Xavante.
Chego nesta condição com a mesma humildade e a mesma maneira de pensar e agir que norteou a minha vida. Sei que a caminhada agora será outra, e que administrar esse clube é muito mais que uma responsabilidade profissional, tem que ser muito mais, e eu espero cumprir à risca o compromisso assumido junto com o mandato.
Temos que conquistar um algo a mais para que possamos ter a confiança e o apoio maciço de uma comunidade apaixonada, um povo que ama e que curte demais o Brasil. Isso passa pelo retorno ao Gauchão, sem dúvida. Todos sabemos que o futebol é o carro-chefe no estádio Bento Freitas, e merece ter um acompanhamento especial, com time forte, com vitórias e com conquistas. Equívocos acontecem e fazem parte do jogo, da vida. Mas temos que tentar evitá-los ou, no mínimo, contorná-los da melhor maneira possível, sempre.
Nosso projeto será manter o trabalho positivo de André Araujo, a quem agradeço a confiança e a indicação para seguir os seus planos e seus projetos – cercado com uma juventude atuante da associação ‘Cresce, Xavante!’ e de todos que a apoiam. Todos estão sempre prontos para encarar desafios com o nosso rubro-negro. Obrigado André Araujo, pela tua dedicação e trabalho a este clube – não deixa de seguir os passos firmes e o teu sentimento ao lado do Xavante.
O Brasil é muito mais que futebol, e aí encontra-se o grande desafio de todos nós. Precisamos mexer com um desejo maior, mexer com a nossa força interior para buscarmos junto com todos rubro-negros – conselheiros, sócios, torcedores, jovens, crianças - ajustar situações que ainda afastam algumas pessoas da Baixada. Por isso, também vamos ao encontro das nossas comunidades em 2012.
Precisamos ter grandes parceiros, os sócios, as famílias, os apoiadores e todos que amam esta marca do futebol do Rio Grande do Sul, reconhecida e respeitada no país. Não importa a série a competição que vamos disputar, o importante é que começamos aqui um novo desafio, o desafio para não errar, aproximar pessoas, buscar profissionais capacitados para vestir esta camisa, que queiram o algo a mais com a marca da vitória no final de cada competição.
Saibam todos que a garra e o sentimento deste presidente será a mesma que me colocou neste caminho de desafios e de luta na vida. Eu também quero vencer aqui, não somente passar por este cargo tão importante. Precisamos de todos, da energia e do sentimento que sempre mexeu com a vida desse clube. Que os bons fluídos e a força dessa camisa volte a eternizar o maior e mais verdadeiro sentimento traduzido no hino de José da Costa: que essas nossas cores sejam ‘o nosso sangue, a nossa raça’, e não só dentro de campo, mas, sim, um sentimento único para que possamos encerrar o nosso mandato com a sensação do dever e das obrigações cumpridas. - Ricardo Fonseca
 

ORGANOGRAMA DA NOVA DIREÇÂO EXECUTIVA

Imagem01 Todos os integrantes da nova diretoria rubro-negra estiveram presentes durante a posse no estádio Bento Freitas. 
Foto: Carlos Insaurriaga
PRESIDENTE
Ricardo Fonseca

VICES-PRESIDENTES
1º Eduardo Szechir
2º Octávio Torres
3º Selmar Pintado

DEPTO DE FUTEBOL
Paulo Cunha (diretor)
Marcelo Menegotto (diretor)

DEPTO JURÍDICO
Adriano De Leon Soares (vice-presidente)

DEPTO PATRIMÔNIO
João Carlos Lemos (vice-presidente)

DEPTO MÉDICO
André Guerreiro (vice-presidente)