sábado, 5 de fevereiro de 2011

Boleiros do Cerrado – índios xavantes e o futebol

Entre minhas pesquisas para o livro em preparo "A História do Brasil Segundo o Xavante Munhoso - Cronologia de uma Paixão", vejam o que descobri:

http://www.asmilcamisas.com.br/page/29/ - 050211

"Como não pude ir ao evento de lançamento, meu grande amigo Guilhermão, responsável pelo blog http://punkcanibal.zip.net e estudioso dos Xavantes, foi até lá e escreve o relato abaixo:
Foi lançado no dia 12 de dezembro de 2008, em São Paulo (livraria Martins Fontes), o livro “Boleiros do Cerrado – índios xavantes e o futebol“, de Fernando de Luiz Brito Vianna, o Fedola.
livro-indio
Um lançamento direto para o gol, fazendo sucesso não só entre os antropólogos como também para uma arquibancada de estudiosos da bola que vem crescendo no Brasil.
Fedola – que para mim é uma espécie de “irmão mais velho” (indub’rada, em língua xavante) na pesquisa de campo do povo Xavante – estava muito à vontade dando autógrafos para a torcida de amigos, boleiros profissionais, etnógrafos e família.
Entrar no mundo xavante através do futebol é o maior trunfo de seu trabalho, ainda mais porque os Xavante não escondem de si mesmos o fundamento lúdico de sua humanidade, como poderia dizer um antigo estudioso do jogo – Johan Huizinga.
Para os Xavante, não existe tanta diferença entre ritual, brincadeira e jogo – a palavra é uma só, dató. Algumas de suas instituições mais importantes envolvem a disputa jogada, como a relação entre os grupos de idade. Eles levam muito a sério suas brincadeiras e também sabem jogar duro, como pude sentir na pele ou, mais precisamente, no corpo. Não só no esporte como na dança, na caça, na vida… praticam um verdadeiro jogo de corpo.
E encará-los através do futebol também facilita o jogo para os leitores brasileiros, para quem essa arte importada pela nossa tão celebrada antropofagia se tornou um símbolo nacional. Um símbolo mitológico da brasilidade, tão fundamental para nossa idéia de “nação” quanto os “nossos índios” o são.
Talvez por isso mesmo este livro atraia tanta atenção, sendo um verdadeiro “jogo absorvente”.
Guilherme Falleiros
http://punkcanibal.zip.net
P.S.: Assim como o Mau, os Xavante adoram receber camisetas de presente. Sua camiseta do Juventude de Primavera do Leste, que eu trouxe diretamente do serrado xavante, está a espera do jogador que irá vesti-la!
Posted in Notícias do futebol on 24 de dezembro de 2008 – 12:20 | Comments (3)
Tagged , , "
----------------------------
Pretendo comprar "Boleiros do Cerrado - Índios Xavantes e o Futebol" de Fernando de Luiz Brito Vianna, o Fedola. Além de contar a História do G. E. Brasil faço uma breve aventura em antropologia para comprovar a feliz premonição do diretor áureo-cerúleo quando bradou: "Eles parecem uns Xavantes!". Acredito que no livro de Fernando de Luiz Brito Vianna vou aprender muita coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário