domingo, 31 de maio de 2015

Brasil 2 X 0 Guaratinguetá - Vale dos Sinos

"Começando a viagem de volta, depois da vitória de dois a zero sobre o Guaratinguetá, a manutenção da invencibilidade e a terceira colocação da Série C do Brasileiro. Ao completar 16 jogos longe de casa desde a interdição do estádio, partidas essas com mando ou sem mando, me sinto no dever de agradecer a comissão técnica, liderada pelo Rogerio, o grupo de jogadores, e está fantástica torcida rubro-negra, é pedir para aqueles sócios que por alguma razão deixaram de pagar, que dentro do possível voltem a ajudar. E também pedir aos nossos torcedores que ainda não se associaram, que o façam, pois sem o Bento Freitas a nossa arrecadação teve uma queda absurda, cada um de nós deve pensar o que queremos para o GE Brasil e se nos entendermos que lutar por uma vaga na Série B ou manutenção na C, este é o momento de transição e nunca o clube dependeu tanto do seu torcedor, única fonte de renda no momento. Como eu gostaria de poder conscientizar cada um dos nossos torcedores em Pelotas ou espalhados pelo país da importância deste momento. Obrigado, um abraço, e até Caxias!" - Fabrício Montanelli 310515

Realmente! Não basta ser Xavante, tem que participar. E assim tem sido ao longo da História. Dia a dia, ano a ano, "A Maior e Mais Fiel" dá provas de sua grandeza não apenas nas vitórias mas principalmente nos revezes da vida.

Chama a atenção esta manifestação de Montanelli. Que clube suporta jogar tanto tempo longe de seu estádio? Desseis partidas não é uma nem duas e exige um esforço descomunal não só para enfrentar os adversários de campo mas também para honrar compromissos financeiros que normalmente são supridos através da bilheteria e do quadro social.

Atrevo-me a dizer que esse agradecimento (um desabafo justo e oportuno) serve de marco para a conscientização daqueles Xavantes que ainda têm algum resquício de desagrado por não ver o Time jogando em Casa, no Bento Freitas, no Caldeirão, no verdadeiro Campo Santo para a religião Xavante. Não temos escolha. O acontecido foi mais uma prova de fogo e sairemos dessa hecatombe mais fortes do que nunca.

Sei que os mais arredios tem n desculpas para ficar só na assistência, ver o que acontece e só se engajar quando a normalidade voltar. Mas isso não é o nosso normal. Não. Os Xavantes são exemplos para outros torcedores. Superamos situações em que clubes também aguerridos sucumbiriam permanentemente.

Meus grisalhos testemunham o quanto o G. E. Brasil e sua maravilhosa Torcida já enfrentou ao longo da jornada. Derrota nenhuma nos prostrou em definitivo e a nossa força sempre se multiplicou na hora certa. E a hora certa chegou novamente. Quer desafio maior do que erguer uma arquibancada do zero? Sem dinheiro, sem crédito, sem garantias, só na coragem?

Esta fase é um verdadeiro limbo. Ainda não vemos um projeto de estádio e os planos maiores são tratados à sete chaves, em torno de quatro paredes. E é isto que paralisa alguns Torcedores. Esta ânsia, esta agonia que mata pouco há pouco como falta d'água em pleno deserto. Daí a importância da manifestação de nosso líder. Um ex-presidente experiente, que sabe o que diz e fala com a autoridade daqueles que tudo fazem pelo Brasil. "... é pedir para aqueles sócios que por alguma razão deixaram de pagar, que dentro do possível voltem a ajudar. E também pedir aos nossos torcedores que ainda não se associaram, que o façam, ..."Taí a oração que todo Xavante deve fazer nessa hora.

As ações ainda estão tímidas, muito aquém da grandeza do Clube do Povo mas sei que fluirão ao natural. Como em 77/78, novamente o estádio mais humano do mundo bradará seu grito de guerra. "Ehe! ehe! ehe! ehe! Rubro Negro vem aí!" voltará a encantar a todos, fazendo os adversários mais aguerridos, mais tradicionais tremerem no Caldeirão da Baixada.

Aliste-se nesta luta! Cimento, areia e ferro formarão o concreto acolhedor que encantará a todos mas a verdadeira artilharia da guerra será as ações encampadas por aqueles que entenderem que a hora certa chegou. Uma rifa, um jantar, um churrasco servirá de ferramenta para arrecadar o montante necessário para a construção daquilo que o tempo levou. Mas chega de lamentos. Sabemos da felicidade que tivemos naqueles velhos degraus. Quantas vitórias? Qual a maior para você?

Mãos à obra! Esta é a verdadeira maneira de acariciar o Bento Freitas agora.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Adeus em ritmo de lava-jato – Juca Chaves

A honestidade há muito já sumiu
As consequências vem sempre depois
Por isso, todo dia, pra alegria do Brasil
Morre um ladrão e nascem dois
Morre um ladrão e nascem dois
O povo: Morre um ladrão e nascem dois
Sai um político, entra outro na quadrilha
Um marionete de um teatro sem moral
E o povo que votou pra não perder bolsa-família
Já não mais acredita no pré-sal
Já não nem mais acredita no pré-sal
O povão: Já nem mais acredita no pré-sal
Enquanto bilionários, funcionários da cobiça
Investem lá no norte
No norte da Suíça
Democracia é isto, é viajar contente
Prá Cuba com a nossa presidente
Prá Cuba com a nossa presidente
E o povo: Prá Cuba com a nossa presidente
Infeliz o País, andou prá trás
Secaram a nossa Petrobrás
Adeus...
Adeus...
Ladrões!
Ladrões!
Adeus...
PT...
Saudações...

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Polícia suíça prende Marin e outros dirigentes da Fifa em Zurique

 - Atualizado em 

Polícia suíça prende Marin e outros dirigentes da Fifa em Zurique


Oficiais vão a hotel cinco estrelas e detêm sete dirigentes ligados à entidade por corrupção, entre eles, o ex-presidente e atual vice da CBF


A polícia da Suíça prendeu nesta quarta-feira sete dirigentes ligados à Fifa a pedido da justiça dos Estados Unidos sob a acusação de corrupção e diversos outros crimes. Os suspeitos foram detidos num hotel em Zurique e poderão ser extraditados para os EUA. O departamento de justiça americano confirmou que o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, foi um dos detidos. O Departamento Federal de Justiça suíço informou que está questionando os dirigentes sobre a votação para escolha das sedes das Copas de 2018 e 2022. 
Delegados de quase todas federações de futebol estão em Zurique para o congresso da Fifa marcado para esta sexta-feira - no qual Joseph Blatter tentaria buscar seu quinto mandato como presidente da entidade. O porta-voz da Fifa, Walter de Gregorio, disse que Blatter não está entre os acusados. 
- Ele não está envolvido de modo algum - disse.
Segundo o jornal "The New York Times", as acusações baseadas numa investigação do FBI que começou em 2011 apontam corrupção generalizada na Fifa nas últimas duas décadas - envolvendo a disputa pelo direito de sediar as Copas da Rússia (2018) e Catar (2022) - além de contratos de marketing e televisionamento. O rival de Blatter na eleição, o príncipe jordaniano Ali Bin Al Hussein, comentou para a emissora inglesa BBC:
- Hoje é um dia triste para o futebol. É uma história em andamento, cujos detalhes ainda estão aparecendo. 
Os outros dirigentes detidos na Suíça, além de Marin, foram Jeffrey Webb (Ilhas Cayman), presidente da Concacaf; Eugenio Figueredo (Uruguai), que também integra o comitê da vice-presidência executiva e até recentemente era presidente da Conmebol;  Julio Rocha (Nicarágua), presidente da Federação Nicaraguense; Costas Takkas, braço-direito do presidente da Concacaf; Rafael Esquivel, presidente da federação da Venezuela e membro do Comitê Executivo da Conmebol; e Eduardo Li, presidente da Federação da Costa Rica.
Uma das responsáveis pela investigação, a procuradora Kelly Currie, que atua no Distrito Leste de Nova York, agradeceu a colegas dentro e fora dos EUA pelo esforço conjunto para deter os dirigentes.
- O que aconteceu hoje deve enviar uma mensagem de que basta. Depois de décadas de corrupção, como mostra o indiciamento, a organização do futebol internacional precisa de um novo início. É uma nova chance para as suas instituições fornecerem apoio honesto a um esporte que é amado no mundo todo. Quero ser clara: o indiciamento não é o capítulo final da nossa investigação - afirmou Kelly Currie.
Os policiais efetuaram as prisões no belo e tradicional hotel de Zurique (Foto: Reuters)A Justiça Suíça divulgou nota oficial informando que seis acusados foram presos e aguardarão processo de extradição para os EUA. O Departamento de Justiça americano informou ainda que as investigações incluem até o contrato da CBF com uma "grande marca americana" - supostamente a Nike. 

A operação surpresa foi realizada por policiais à paisana, que se dirigiram ao balcão de registros do Hotel Baur au Lac e, já de posse das chaves, subiram aos quartos dos suspeitos, efetuando as prisões. Todos os acusados responderão, entre outras, por fraude eletrônica e lavagem de dinheiro.
 Estados Unidos e Suíça coordenam duas investigações diferentes. O Departamento de Justiça americano foi quem expediu os pedidos de prisão por extorsão, fraude eletrônica e conspiração para lavagem de dinheiro. Além dos dirigentes da FIFA, foram denunciados também executivos de marketing esportivo americanos e da América do Sul, acusados de pagar mais de US$ 150 milhões (cerca de R$ 470 milhões) em subornos e propinas em troca de acordos de mídia com os grandes torneios de futebol. O brasileiro José Lázaro Margulies, chefe da empresa Valente Corp. and Somerton Ltd, está entre os acusados. José Hawilla, fundador e presidente do grupo Traffic, é um dos condenados. Os suíços estão na ação para interrogar os detidos sobre a votação que elegeu Rússia e Catar como sedes das Copas de 2018 e 2022, respectivamente.
A lei dos Estados Unidos dá a autoridade ao Departamento de Justiça para abrir casos contra estrangeiros que vivem no exterior. Os promotores americanos têm usado esse expediente em relação a casos de terrorismo internacional. Para validar essa participação, os EUA precisam apenas da menor ligação dos suspeitos com o país como um provedor de serviços de internet ou banco americano.


sexta-feira, 22 de maio de 2015

#maosaobra




Três anos de muito trabalho

 21/05/2015  Marcelo Barboza

Rogério Zimmermann comemora três anos à frente do G.E.Brasil
na sua segunda passagem pelo clube.
Foto: Carlos Insaurriaga

O dia 21 de maio de 2012 definitivamente entrou para história do G.E.Brasil. Nesse dia era apresentado na sala de imprensa do clube o novo treinador para comandar o Brasil na famigerada Divisão de Acesso do Gauchão, Rogério Zimmermann. O Brasil vinha penando há vários anos na segundona e as perspectivas eram as piores possíveis. Rogério chegou sob desconfiança de parte da torcida e teria um trabalho penoso pela frente.
Desde esse dia, o G.E.Brasil mudou a sua história. No ano seguinte à sua chegada, Rogério levou o Brasil ao título da Divisão de Acesso e o tão sonhado retorno à elite do Gauchão aconteceu. No ano seguinte, um Gauchão irretocável e o título do interior, com direito a vaga na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da Série D. Na Série D, veio o vice-campeonato e acesso à Série C. Em 2015 o Brasil iniciava o ano sabendo que jogaria o ano todo, com calendário cheio. Gauchão, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série C traziam ao clube um calendário jamais conquistado. Veio o bi-campeonato do interior, dois jogos contra o Flamengo pela Copa do Brasil e agora começa a batalha pelo acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.
Rogério montou um time vencedor e brigador. Os jogadores compraram a ideia do treinador e como há muito tempo não se via, tínhamos um elenco coma cara do Brasil. Obviamente os jogadores são de grande e extrema importância para essa ascensão do Brasil, mas não há como negar que isso só aconteceu porque Rogério Zimmermann estava no comando.
Já são 292 jogos no comando do clube, somando as suas duas passagens. Venceu 151 vezes, empatou 85 e perdeu 56 jogos. Muitas vezes chamado de retranqueiro, os times formados por Zimmermann marcaram 451 gols e sofreram 221, um saldo de 230 gols positivos. Com um aproveitamento de 61,41%. Os números apenas comprovam o grande trabalho do treinador rubro-negro.
Hoje fala-se que o Grêmio pode tirar o Rogério do Brasil. O time da capital está sem treinador desde a saída de Felipão e a imprensa da capital e parte da torcida gremista não param de pedir por Rogério. Se realmente for verdade, será difícil segurar. Tomara que ele não saia. O Rogério é a cara do Brasil. O Brasil precisa dele e ele precisa do Brasil.
Com toda a transformação que Rogério Zimmermann trouxe ao G.E.Brasil, só temos a agradecer a esse grande profissional e grande pessoa. Que esses três anos completados hoje se tornem mais três, seis, nove…
Obrigado por tudo, professor.


quinta-feira, 21 de maio de 2015

Quanto vale este pedaço?

Princesa do Sul/RS, 1º de maio de 2015.
Guardei de lembrança, além de três tijolos, algumas lascas da antiga Arquibancada do Bento Freitas. Mas minha sede por esse Tesouro é insaciável e dia vinte e nove desse derradeiro abril algo me chamou a atenção quando eu rondava aquele memorável local. Um naco daquela que foi a mais vibrante, a mais linda, a mais humana das arquibancadas do Rio Grande do Sul, pairava ali como a meditar toda uma vida de glórias.

A vontade que me deu foi de pegar, botar no ombro e levar para minha casa. Lá eu garanto que aquele mimo teria um repouso digno, idolatrado e cuidado pelo resto de meus tempos. Mas quem sou eu?!?!?!

Daí me veio a ideia de sugerir à Diretoria, ao Conselho Deliberativo e à Comissão de Obras que façam uma grande rifa ou um leilão dessa relíquia. Qualquer Torcedor que tiver o privilégio de herdar o resquício que tanto nos acolheu tem que fazer jus através de uma grande ação que reverta em favor das obras que dotará o Bento Freitas de um novo berço para o Caldeirão em festa.

Claro, também há a possibilidade de reservar um local para a contemplação do que restou desse assento vitorioso. Um altar, onde possamos sorrir e chorar nossa lembranças. Contar para filhos e netos que ali sentamos, pulamos e vibramos como ninguém nas inúmeras partidas que o Brasil jogou tendo o Caldeirão como maestro maior.

De repente, até um Torcedor mais abastado poderia fazer uma oferta. Mas olha lá! Tem que ter grana, muita grana porque o valor daquela peça é inestimado. A obra das novas arquibancadas é na casa dos milhões e é por aí que temos que grafar aquele lote. Afinal, não se trata apenas da combinação de tijolos, areia, ferro e cimento. Não! Tem sangue e suor de milhares e milhares de pessoas. A começar por aqueles que construirão esse monumento até o mais humilde Torcedor que, em dias de sol, chuva, vento ou frio gritaram a plenos pulmões: "Eeeeeee! Rubro-Negro vem aí! Eeeeee! Rubro-Negro vem aí! Eeeeeee! Rubro-Negro vem aí!"




terça-feira, 19 de maio de 2015

É LOGO ALI

Cada vez mais a teoria se tornando realidade, a manutenção da base vencedora sendo reforçada com qualidade, a substituição de alguns jogadores que não vinham jogando, que não apresentavam nos treinamentos o mesmo potencial técnico do que os outros, por atletas experientes e mais qualificados, o campeonato é difícil e longo, cartões e lesões podem acontecer, por isso precisamos de um grupo no mesmo nível. Para mim a principal contratação, sobretudo, é a permanência do treinador, além do preparador físico e dos principais jogadores, torço para que essa engrenagem dure por muito tempo, ainda não tinha passado por isso, o time é confiável, o trabalho é seguro, a competência é visível, o caráter e o respeito nem se fala, ao ponto de domar um plantel inteiro, não se houve falar em sacanagem, malandragem, trairagem, a união predomina e isso é fundamental. É uma competição atrás da outra e o sucesso se repete, independente do campeonato o time reage positivamente e assim vamos acumulando conquistas de objetivos, pela terceira vez jogaremos a Copa do Brasil, somos bi campeões do interior do estado, e claro o principal, estamos onde poucos estão com a conquista da vaga para a série C. Outro fator importante diz respeito à torcida que parece ter se conscientizado, ou esperou os resultados satisfatórios chegarem para aparecer, e tem ajudado bastante através do quadro social, entretanto, esse é o momento do verdadeiro Xavante, na hora da dificuldade estrutural, tem que acreditar, apoiar, bancar o time, os sócios têm que se manter, é tempo de transição, de transformação, precisamos de um estádio remodelado, não tem mais volta, o novo esta por vir, logo não precisaremos mais arrendar estádios (só arredar torcidas), teremos um e a tendência é que os dos adversários venham sofrer por precariedades e assim rolam as pedras. Se bem que a nossa arquibancada ruiu não foi somente pelo tempo de existência, mas pelo desgaste natural de suportar em cima uma das maiores torcidas do interior do país, a mais empolgante e entusiasmada (em proporção) do Brasil, que faz tremer, pula, se movimenta a todo instante, uma das maiores médias de público nacional, na frente de clubes de cidades com muito mais população, que freqüentam a série A do campeonato brasileiro, não poderia agüentar mesmo. Batemos o nosso recorde histórico em número de sócios, no máximo passava de três mil, hoje dizem que chegou aos sete, não adianta as pessoas querem resultados, seriedade, estão calejadas, de saco cheio quase estourando, da exploração política onde se paga muito e não se recebe quase nada, o retorno é para o bolso deles, se não tem plano de saúde vai para a fila em busca de uma vaga para o corredor do hospital, se não tem escola privada, fica sem merenda e professor, se queima a lâmpada do poste da rua é meio ano na escuridão, e assim por diante. Não podemos esquecer da decisão digna da diretoria em não mais utilizar a arquibancada, derrubando, pensando na integridade física dos torcedores, no bem maior que é a vida, deixando o aspecto material de lado, se sabe que poderia interditar uma parte reforçando a outra e arrecadar com os jogos em casa, mas pela prudência, preocupação, responsabilidade, resolveram não arriscar, até porque se chegasse a cair seria como um dominó. O brabo é aturar de novo eles tentando nos passar a perna, nos derrubar, quase todos contra um, é a curva da estrada, o motorista imprudente, o destino, o rei francisco, a cbf, o stjd, os bombeiros, a portuguesa, o tupi, o madureira, a parada é dura, tudo para dificultar, é um leão a cada dia, por outro lado tudo isso parece fortalecer ainda mais, o que vier pela frente será mais ameno. Em alguns estádios no estado, no país e até mesmo na última copa do mundo, foi e é permitida a utilização de arquibancada móvel dentro das normas técnicas, para nós foi proibida, se o xerife não tem condições de tomar decisões com medo de ser responsabilizado posteriormente não pode estar no comando, o critério é imprescindível para se ter igualdade, a lei sendo distorcida através de interpretações subjetivas em relação ao que é temporário ou não, como se a competição começasse em maio e não fosse acabar nunca mais. Tocando em desigualdade, dentro do estado se nota bastante em vários sentidos, inclusive nas direções tomadas pela federação gaúcha, aquela que o seu presidente tem coroa e trono vitalício: escolhem três treinadores como melhores do gauchão, sendo que o nosso ficou de fora mesmo chegando oito pontos na frente de um dos indicados, é a capital puxando para si mesma, como sempre são os melhores, os privilegiados, até nos impostos estaduais é assim, a metade do que se paga fica para investimentos na sede do governo, e nós chupamos o dedo; enquanto os clubes do interior recebem oitocentos mil da rbs via federação, a dupla poderosa que só comemora campeonato regional, embolsa seis milhões cada; enquanto os do interior que defendem o estado em competição nacional não podem alterar data de jogo no estadual, eles podem a qualquer momento; enquanto um deles usou arquibancada móvel no período em que arrumava o estádio, o da zona sul não pode. Um dos princípios básicos para a convivência social é a igualdade, o que vale para ti vale para mim, não é o que ocorre por aqui, ainda estão no tempo de quem tem mais leva, o poder em primeiro lugar, visão mesquinha, atrasada, muquirana, depois bailam e não levam nem as cuecas daqui. Parando de puxar a descarga e voltando ao futebol, vamos jogar ali, acolá, em qualquer lugar, e pelearemos com todas as forças para chegar entre os quarenta primeiros da nação. A caminhada é cheia de obstáculos, mas vamos curtindo o presente, o bom é estar na elite do futebol brasileiro, entre os sessenta melhores com vaga fixa num campeonato decente, enquanto a maioria absoluta dos clubes médios e pequenos do país lutam por uma vaga na série D, nós objetivamos a série B nacional, é coisa para lá de cem anos, é uma distância pequena semelhante como daqui à Ásia, é logo ali. - Michel Karini - 06mai2015

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Jantar Xavante - terça-feira - 19.05.15 - 20h30


JANTAR XAVANTE - CARRETEIRO e FEIJOADA
EM APOIO À CONSTRUÇÃO DA NOVA ARQUIBANCADA

DIA : terça-feira (19), 
HORÁRIO : às 20h30min 
LOCAL : no Santo Antônio Grill 
ENDEREÇO : localizado na avenida Antônio Augusto Assumpção, 9029 – Laranjal.

O cardápio, que terá carreteiro e feijoada, oferece ainda o gosto especial de poder contribuir com o rubro-negro. O valor da janta é de R$ 30 e os convites podem ser adquiridos nas Lotéricas Laranjal e no Quiosque das Balas (Shopping Laranjal), na Tribo Xavante (Rua Sete de Setembro, 244), no Quiosque Tribo Xavante no Shopping Pelotas, na Central do Sócio do Bento Freitas, na Padaria Aveiro e no próprio Santo Antônio Grill.
Campanha para voltar ao Bento Freitas
Na terça-feira (12), às 17h, o rubro-negro lança oficialmente a campanha‪#‎voltacaldeirão‬.

Uma coletiva com o presidente da comissão de obras do Brasil, Thiago Perceu, e o vice, André Araújo, será o pontapé inicial da ação.


domingo, 10 de maio de 2015

Moro no Brasil

Por isso quero deixar claro 
Ao povo brasileiro
Que o governo junto ao congresso
Vem trabalhando num prazo
A ser estipulado
Para que possamos recuperar
As alicotas do produto interno bruto
Sendo assim
A partir do mês que vem
O salário mínimo sofrerá um aumento de 3,042...

Alô povão agora é sério
Chora cavaco
Vai

bambambam
Brasil 2000 (2x)

Deixa comigo

A muito tempo eu vim pensando no brasileiro
No sufoco que passamos cada ano que passa
Promessa nos fazem, mas ninguém acha graça
Mas eu acredito
Que há uma solução
Alcançando o objetivo com nosso coração
Então vai lá cidadão
Faça por você
Não se sinta um derrotado 
E lute pra sobreviver
Uie
Lute pra sobreviver

Moro no Brasil
Não sei se moro muito bem ou muito mal
Só sei que agora faço parte do país (2x)
Inteligência é fundamental 

Agora eu tenho aqui a causa do nosso problema
Miséria, fome, derrota
Derrotam nossa nação 
Pra completar
Tem, tem
Violência ao cidadão
Precisamos sim
Fazer por nossos irmãos
Com a ajuda de Deus
Deus
E por que não

Então vai lá, vai lá cidadão
Faça por você
Não se sinta um derrotado 
E lute pra sobreviver
Uie

É
Moro no Brasil
Não sei se moro muito bem ou muito mal
Só sei que agora faço parte do país 
Inteligência é fundamental

Farofa Carioca

Moro no Brasil
Não sei se moro muito bem ou muito mal
Só sei que agora faço parte do país 
Inteligência é fundamental

O povo brasileiro continua rindo
Resistindo a violência que alguém planejou
Vivendo na favela (2X)
Vivendo na viela
Coitado dobanguela, sua hora já chegou

É só a plimplim dá dois, dá dois
Tiririm, tiririm 
Bang, bang (4X)
Pau, pau

Agora eu tenho
A causa do nosso problema
Miséria, fome, derrota
Derrotam nossa nação 
Pra completar
Tem, tem, tem
Violência ao cidadão
Precisamos sim
Fazer por nossos irmãos
Com a ajuda de Deus
Deus

Duvida
E por que não

Então vai lá, vai lá cidadão
Faça por você
Não se sinta um derrotado 
E lute pra sobreviver
Uie

É
Moro no Brasil
Não sei se moro muito bem ou muito mal
Só sei que agora faço parte do país 
Inteligência é fundamental

Vem Farofa

Moro no Brasil
Não sei se moro muito bem ou muito mal
Só sei que agora faço parte do país 
Inteligência é fundamental

Moro no Brasil
Não sei se moro muito bem ou muito mal
A inteligência é fundamental (2X)

Brasil



domingo, 3 de maio de 2015

Mais uma vez, campeões

Parabéns Internacional de Porto Alegre! Fizeram jus a todos os pênalts interpretados a favor.

Parabéns Chico Colorado! Pode dormir em paz.

Um abraço Luiz Filipe Scolari! Assim como o Interior, ficaram a ver navios mais uma vez.

Meu cumprimento às torcidas do Cruzeiro, Ypiranga, Novo Hamburgo, Lajeadense e Juventude que, mesmo vendo seus times em inferioridade numérica em jogos contra  dupla gre-nal, honraram a tradição do futebol gaúcho.

Salve Torcida Xavante! Bi-Campeã do Interior num ano em que vários times disputaram esse título palmo a palmo. Parece pouco, mas não é, diante da máquina pré-ajustada em favor da mesmice interesseira que tudo faz para que o título vá para a Capital.

Aqui no Pampa, de tempos em tempos, um consegue desbancar a dupla gre-nal assessorada pela FGF e  imprensa (hoje muito bem representada pela RBS, "associada" da Rede Globo).

O último clube do Interior campeão gaúcho foi a S. E. R. Caxias do Sul. Isto em dois mil, quinze anos atrás. Nessas noventa e cinco (95) competições de Primeira Divisão, Grêmio e Internacional ganharam oitenta vezes. Eu disse oitenta (80) vezes. Já o Interior inteiro conseguiu uns míseros quinze campeonatos.

Sei que hoje Grêmio e Internacional são clubes muito mais poderosos mas a que preço isso aconteceu? Quantas e quantas vezes o juiz interpretou um lance "duvidoso" a favor de colorados ou tricolores?

Até hoje, a maior glória do Interior cabe ao Guarany de Bagé com duas conquistas (1920 e 1938). Um Bi-Campeonato que merece todas as honras diante da estapafúrdia balança maquiavélica apresentada especialmente a partir de mil novecentos e quarenta. Pesquisem para ver. Até essa data, além de Grêmio e Internacional, outros onze clubes conseguiram ser campeões. A partir daí começou a desgraça.

De mil novecentos e quarenta a mil novecentos e cinquenta e três dois títulos para o Grêmio e doze para o Internacional. Mas, pelo menos, teve um detalhe importante, todas as decisões finais foram contra clubes do Interior. Em mil novecentos e cinquenta e quatro o Renner (de Porto Alegre) foi o campeão tendo o G. E. Brasil como Vice-Campeão na última decisão entre dois clubes que não a dupla gre-nal.

Daí para cá foi um horror. Sessenta e um campeonatos dos quais a dupla gre-nal abocanhou cinquenta e nove e os clubes do Interior apenas dois. Vejam bem, dois. O Juventude em mil novecentos e noventa e oito e o Caxias no já distante ano de dois mil.

O quê fazer diante de tamanho disparate?

Quando o Interior do Rio Grande do Sul vai se unir contra os rapineiros que nos matam lance a lance, pênalt a pênalt, interpretação a interpretação?

Hoje a nação colorada está em festa mas poderia ser a gremista. Nessa hora, não sei qual o critério que usam para definir o campeão já que os dois são porto-alegrenses. Não acredito que seja o técnico porque, nas quatro linhas diversos times fizeram partidas melhores que Grêmio e Internacional mas perderam no detalhe, na "interpretação".
Guarany de Bagé Bi-Campeão Gaúcho
1920 e 1938

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Quanto vale esse pedaço?

Guardei de lembrança, além de três tijolos, algumas lascas da antiga Arquibancada do Bento Freitas. Mas minha sede por esse Tesouro é insaciável e dia vinte e nove desse derradeiro abril algo me chamou a atenção quando eu rondava aquele memorável local. Um naco daquela que foi a mais vibrante, a mais linda, a mais humana das arquibancadas do Rio Grande do Sul, pairava ali como a meditar toda uma vida de glórias.

A vontade que me deu foi de pegar, botar no ombro e levar para minha casa. Lá eu garanto que aquele mimo teria um repouso digno, idolatrado e cuidado pelo resto de meus tempos. Mas quem sou eu?!?!?!

Daí me veio a ideia de sugerir à Diretoria, ao Conselho Deliberativo e à Comissão de Obras que façam uma grande rifa ou um leilão dessa relíquia. Qualquer Torcedor que tiver o privilégio de herdar o resquício que tanto nos acolheu tem que fazer jus através de uma grande ação que reverta em favor das obras que dotará o Bento Freitas de um novo berço para o Caldeirão em festa.

Claro, também há a possibilidade de reservar um local para a contemplação do que restou desse assento vitorioso. Um altar, onde possamos sorrir e chorar nossas lembranças. Contar para filhos e netos que ali sentamos, pulamos e vibramos como ninguém nas inúmeras partidas que o Brasil jogou tendo o Caldeirão como maestro maior.

De repente, até um Torcedor mais abastado poderia fazer uma oferta. Mas olha lá! Tem que ter grana, muita grana porque o valor daquela peça é inestimado. A obra das novas arquibancadas é na casa dos milhões e é por aí que temos que grafar aquele lote. Afinal, não se trata apenas da combinação de tijolos, areia, ferro e cimento. Não! Tem sangue e suor de milhares e milhares de pessoas. A começar por aqueles que construirão esse monumento até o mais humilde Torcedor que, em dias de sol, chuva, vento ou frio gritaram a plenos pulmões: "Eeeeeee! Rubro-Negro vem aí! Eeeeee! Rubro-Negro vem aí! Eeeeeee! Rubro-Negro vem aí!"