sábado, 27 de setembro de 2014

Tordilho Negro

Teixeirinha


Correu notícia que um gaúcho
Lá da estância do paredão
Tinha um cavalo tordilho negro
Foi mal domado ficou redomão
Este gaúcho dono do pingo
Desafiava qualquer peão
Dava o tordilho negro de presente
Pra quem montasse sem cair no chão
Eu fui criado na lida de campo
Não acredito em assombração
Fui na estância topar o desafio
Correu boato na população

Foi num domingo clareava o dia
Puxei o pingo e o povo reuniu
Joguei os trastes no lombo do taura
Murchou a orelha teve um arrepio
Botei a ponta da bota no estribo
Algum gaiato por perto sorriu
Ainda disse comigo eram oito
Que boleou a perna montou e caiu
Saltei no lombo e gritei pro povo
Este será o último desafio
Tordilho negro berrava na espora
Por vinte horas ninguém mais nos viu

Mais de uma légua o pingo corcoveou
Manchou de sangue a espora prateada
Anoiteceu o povo pelo campo
Procurava um morto pela invernada
Compraram vela fizeram caixão
A minha alma estava encomendada
A meia noite mais de mil pessoas
deixaram da busca desacorçoada
Daqui a pouco ouviram um tropel
Olharam o campo noite enluarada
Eu vinha vindo no tordilho negro
Feliz saboreando uma marcha troteada

Boleei a perna na frente do povo
Deixei as rédeas arrastar no capim
Lavado em suor o tordilho negro
Ficou pastando em roda de mim
Tinha uma prenda no meio do povo
Muito gaúcha e eu falei assim
Venha provar a marcha do tordilho
Faça um favor e monte de selim
Andou no pingo mais de meia hora
Deu-me uma rosa lá do seu jardim
Levei pra casa o meu tordilho negro
Mais uma história que chega no fim


Gotas de uma História 270914

... Na grandiosa "Excursão às Américas", o G. E. Brasil jogou 28 partidas. Ganhou 16, empatou 6 e perdeu apenas 6 jogos. Fez 75 gols e sofreu 50. Até hoje nenhum time brasileiro fez tamanha façanha e incluo aqui o fabuloso Santos de Pelé. De lambuja, no dia 15/julho/1956 vencemos o Olímpia do Paraguai, que não perdia há 18 anos para clubes estrangeiros em seu estádio, por 3X2. A excursão iniciou no dia  14/julho/1956 e terminou em 04/outubro/1956, totalizando 104 dias nessa aventura realmente fantástica. Não é a toa que “Somos o que Somos”. (Do livro em preparo “A História do Brasil Segundo o Xavante Munhoso – Cronologia de uma paixão”...
-------------------
Inspirado no livro do grande Xavante Carlos Marino Louzada - "G. E. Brasil - Uma Viagem pelas Américas"

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Assembleia Geral - 30.09.14

Convocação

O Conselho Deliberativo do Grêmio Esportivo Brasil, na forma de seus Estatutos, convoca os associados estatutariamente aptos a participar da Assembleia Geral Ordinária designada para o dia 30/09/2014 (terça-feira), a realizar-se no Salão de Atos do estádio Bento Freitas, com primeira chamada às 19h e 30 mim e segunda às 20h, a fim de tratar da seguinte pauta:

a) Posse do Conselho Fiscal;

b) Eleição da Diretoria Executiva gestão 2015, representada por:
    Presidente;
    1º Vice-Presidente Administrativo;
    2º Vice-Presidente de Futebol;
    3º Vice-Presidente Financeiro (art. 46).

Para tanto, servindo ao propósito do item b acima, de acordo com o art. 29, § 1º dos Estatutos, os associados candidatos estatutariamente habilitados para tal deverão apresentar na Secretaria do Grêmio Esportivo Brasil até às 18h do segundo dia posterior a esta publicação, as Chapas concorrentes aos respectivos cargos.

Pelotas, 24 de setembro de 2014.


Adriano de León Soares

Presidente do Conselho Deliberativo

Grêmio Esportivo Brasil

---------------------------------------

CONSELHO DELIBERATIVO

Eleitos e empossados os novos membros do Conselho Deliberativo gestão 2015

Na última quarta (17), no Salão de Honra do estádio Bento Freitas, foram eleitos por aclamação, na Assembleia Geral Ordinária do GE Brasil, os novos membros do Conselho Deliberativo, já empossado, e o Conselho Fiscal, que tomará posse na eleição da nova diretoria executiva. Fazem parte do Conselho escolhido o presidente Adriano De León Soares, vice-presidente Fábio Brod de Lemos, e os secretários Raphael Vianna e Mariana Vighi. Na próxima terça (30), haverá assembleia geral para eleição da Diretoria Executiva para gestão 2015.
--------------------------------------------


Parece mentira, mas nem tudo é futebol nesse País

Morre brasileiro reconhecido como um dos maiores cientistas do mundo

Luiz Hildebrando Pereira da Silva estava internado na UTI do Instituto do Coração, em São Paulo, onde era tratado de uma pneumonia desde o dia 8 de setembro

Morreu na noite dessa quarta-feira (24) aos 86 anos o diretor e fundador do Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro Rondônia), Luiz Hildebrando Pereira da Silva, um dos maiores pesquisadores em malária do mundo. O cientista estava internado na UTI do Instituto do Coração, em São Paulo, onde era tratado de uma pneumonia desde o dia 8 de setembro. Ele faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.
Depois de se formar em medicina pela Universidade de São Paulo (USP) em 1953, o cientista foi para o sertão da Paraíba para desenvolver pesquisas relacionadas à epidemiologia de doenças parasitárias. Retornou a USP em 1956, como professor da cadeira de parasitologia, e obteve a livre-docência em 1960. Demitido pelo Ato Institucional 1 em 1964, exilou-se na França e integrou-se ao Instituto Pasteur, em Paris.
Depois de aposentado do Pasteur, em 1996, Luiz Hidelbrando voltou ao Brasil, integrando o Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia. Organizou depois o Ipepatro Rondônia, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que reúne atualmente especialistas de renome e várias dezenas de jovens pesquisadores formados nos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Rondônia.
Neste ano, o pesquisador foi homenageado pelo governo de Rondônia com a Ordem do Mérito Marechal Rondon. Ele também foi um dos vencedores do prêmio da Fundação Conrado Wessel, na categoria de ciência, considerado pela Fiocruz como um dos prêmios mais tradicionais da área de ciência no Brasil.
Luiz Hidelbrando era um dos mais respeitados estudiosos de doenças tropicais do mundo e estava atuando como vice-diretor de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz Rondônia.
O corpo do cientista será cremado na sexta-feira, em São Paulo e as cinzas serão levadas para a capital de Rondônia, Porto Velho. Ele era casado e pai de cinco filhos.
Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Calma, o … !!! | Ivan Schuster

Tche! Já está ficando manjado. Desse jeito vou ter que mudar o nome do meu blog. Mas como resistir? Este cara escreve uma barbaridade, Parece que usa o coração, a alma em vez de caneta ou teclado. Obrigado Ivan Schuster por mais esta massagem em meu ego.
Vejam! Não estou certo?
----------------------------
Estamos a poucas apresentações de enxergarmos uma luz no fim do túnel. Por um longo tempo, tempo demais, não tínhamos, nem mesmo, a certeza de estarmos dentro de um túnel. Agora, não apenas há claros sinais de ser este breu um túnel, mas de que estamos muito próximos de vermos a saída. Uma saída, provavelmente, ainda muito longe. Ainda assim, uma saída. Não dá para disfarçar o sentimento e a emoção. Haja coração.
 Certo que não temos o melhor time do mundo. Talvez Bayern de Munique, Barcelona e Real Madrid estejam um pouco a nossa frente.
Eu já vi e vivi muitas apresentações do GEB. Algumas, memoráveis. De encher o peito de alegria. Vi elencos com protagonistas de alta qualidade. Pelo gramado do Bento Mendes de Freitas já passaram grandes caciques e grandes guerreiros. Como esquecer uma meia cancha que tinha Lívio e Andrezinho? Uma dupla de zaga composta por Silva e Aloísio? O que dizer da expectativa quando de uma falta a ser cobrada pelo Zezinho? Pois estas emoções estão de volta.
Ainda contaremos aos nossos netos que vimos Leandro Leite e Washington, provavelmente uma das melhores duplas de volantes que vestiram o manto rubro-negro. Ou que, nos idos de 2013/2014, nos levantávamos, mesmo que só ouvindo pelo rádio, cheios de esperança de que o gol sairia, a cada arrancada de um baixinho endiabrado, rápido como uma flecha Xavante, cujo próprio nome descrevia o sentimento da torcida para com ele e o time. Sim senhoras e senhores, nos lembraremos para sempre do Cirilo, um zagueiro Xavante, cria da casa, que jogava com alma, emoção e vontade. E, certamente, nos lembraremos para sempre de Rogério Zimmermann, o professor que ensinou a todos, que um trabalho sério, feito com profissionalismo e determinação, dá resultado. Nós estamos presenciando a história ser escrita. Melhor, fazemos parte do roteiro. Somos personagens.
A espera foi sofrida, mas finalmente temos novamente um time que nos dá confiança e esperança. Foi-se o tempo da incredulidade, de chorar por uma sobra no bate e rebate dentro da área, do desespero do bumba-meu-boi ou de passar dias rezando para os deuses do futebol nos ajudarem. Hoje, vamos às apresentações do GEB confiantes, de cabeça em pé e com o peito estufado. Está bem, ainda rezamos para os deuses do futebol nos ajudarem. Sabemos que não tem galinha morta, mas sabemos, mais ainda, que as chances de uma boa apresentação e de uma vitória são reais. Perder faz parte, mas não mais entramos em campo com uma provável derrota decretada. Podem nos ganhar, mas tem que suar no bigode. Se não fizerem por merecer, não levam.
Certo que não temos o melhor time do mundo. Talvez Bayern de Munique, Barcelona e Real Madrid estejam um pouco a nossa frente. Teriam que nos enfrentar para sabermos. Mas, dentro da nossa realidade, certamente temos o que de melhor poderíamos ter. Um time coeso, equilibrado, forte e com muita disposição. O melhor time do interior do Estado, empurrado pela Maior e Mais Fiel Torcida do Interior do Rio Grande do Sul. Não por acaso, despachamos o campeão paulista, por duas vezes, e deixamos o vice-campeão paranaense no chinelo. São fatos! Não tem volta. Está registrado.
Não dá para não ficar animado. Que momento! Uh, Caldeirão!
Sim, estou com os nervos à flor da pele. Empolgado, animado, satisfeito, motivado, orgulhoso, mas, acima de tudo, nervoso. Muito nervoso. Mais ainda, estou ansioso. Isto, nervoso e ansioso. Tenso também. Nervoso, ansioso e tenso. Sobreviver é preciso.
Em tempo: acho que foi gol da Penapolense.

Abs.



Ivan Schuster
Onda Xavante
http://www.blogxavante.com/2014/09/22/calma-o/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+BlogXavante+%28Blog+Xavante%29

Eis alguns comentários lá no www.blogxavante.com
·         Ramiro Curi de Lemos · Ufpel
Sou fã do COLUNISTA Ivan Schuster.E tem como não ser??O cara diz tudo que eu penso mas não tenho o dom de passar para o papel.Êle tem esse dom e um predicado além desse,aliás,muito maior que esse que é SER XAVANTE.E,ainda por cima tem o dom de me emocionar.Obrigado meu querido Ivan Schuster,e vê se escreve mais seguido.
meus parabéns cara,tu escreve demais,e concordo com o senhor ramiro,tudo q pensamos tu passa pro papel. continue assim
É isso aí Ivan, estamos a poucos passos de termos o melhor calendário da história do nosso amado Xavante, pode ser um momento histórico para toda essa imensa torcida onde NENHUM clube do interior do nosso País tem igual... Também estou compartilhando esse nervosismo que agora aflora ainda mais só penso no nosso Xavante e o quanto será importante essa conquista para toda a nação rubro-negra, tb muito nervoso, tenso , tenso , nervoso ou nervoso tenso kkkkkkk pqp haja coração!!!!!
Parabéns Ivan pelo excelente comentário. Foste perfeito, como já era esperado, afinal é filho de uma pessoa extraordinária que é o Julinho Schuster. Meu grande abraço.
Ramiro falou tudo. O Ivan consegue descrever exatamente o que sentimos por ele tbm ser um torcedor apaixonado pelo Brasa. Muito Bom, Parabéns!!!

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O dia D do CT

Mesmo carecendo de maiores informações, recebi a notícia de que nos dias 9, 10 e 11 de outubro três dos cinco campos do Centro de Treinamento Xavante começam a receber a cobertura de grama. A empresa responsável já está contratada e agora só depende da boa vontade de São Pedro.
O alvoroço não pára por aí e promete marcar outubro com um churrasco à moda campeira.





quinta-feira, 18 de setembro de 2014

CBF determina limite de crianças na entrada em campo

Órgão máximo do futebol brasileiro determina máximo de 22 pequenos na entrada em campo. Brasil promove credenciamento para Brasil e Ituano no domingo (21)
Agora, somente 22 crianças serão permitidas na entrada dos jogadores em campo.
Foto: Italo Santos

Todo jogo na Baixada já é praxe diversos pequenos rubro-negros esperando os jogadores na boca do túnel para entrar no gramado. Mas agora, essa tradição vai mudar. De acordo com uma nova determinação da Confederação Brasileira de Futebol, será limitado o número de crianças na entrada da equipe Xavante em campo nas partidas da Série D do Brasileirão, no estádio Bento Freitas. Para evitar atraso no início dos jogos, decorrente de um número grande de jovens, a CBF limitou um máximo de 22 garotos (as) no ingresso dos jogadores ao gramado.
E para que não haja injustiça em relação aos diversos Xavantinhos que, como de costume, adentram com os atletas na Baixada, a direção do clube resolveu criar um cadastro antecipado. Assim, os pais que desejam ter os filhos na entrada da equipe devem enviar email paracentraldosocio@gebrasil.com.br até sábado (20), às 18h. Os 22 primeiros estarão credenciados para a partida Brasil e Ituano no próximo domingo (21), às 16h, no Bento Freitas. As crianças devem ter de 4 a 12 anos, e devem pegar a credencial até 30 minutos antes do início do jogo, na Central do Sócio do estádio Bento Freitas. E não será permitida a entrada de adultos ao gramado.
-----------------------------------------
Isto vai contra ao que Mestre falou:
"Deixai vir a mim as criancinhas."
-----------------------------------------

terça-feira, 16 de setembro de 2014

STJD... Joinville... Brasil


Douglas Ribes Zibetti
52 min · 
Engraçado... Joinville o clube que está crescendo fora das 4 linhas.
->2010 na série D o Joinville denunciou o América-AM, venceu nos tribunais e herdou a vaga conquistada dentro de campo pelo América-AM pra série C.
-> 2011 na série C o Grêmio Esportivo Brasil era Líder do Grupo e foi denunciado pelo Joinville, logo o Brasil caiu para a Lanterna do Grupo e o Joinville cresceu na tabela de classificação avançando assim para a outra fase e subiu pra série B.
-> 2014 o América-MG está sendo punido por denuncia mais uma vez do Joinville... Até quando veremos este clube usando de meios jurídicos para se favorecer?
Como o Joinville possui informações que sempre quando são pesquisadas mesmo juntamente a CBF e demais federações não são conseguidas pelos demais clubes ou são repassadas com aval positivo - sem irregularidade. Mas na hora do aperto a história muda???
Descrição: https://fbexternal-a.akamaihd.net/safe_image.php?d=AQDEub6e5mEnr48C&w=470&h=246&url=http%3A%2F%2Fs.glbimg.com%2Fes%2Fge%2Fstatic%2Flive%2Fgloboesporte%2Fimg%2Flogo-globoesporte-facebook.jpg&cfs=1&upscale

Clube alviverde é condenado por escalação irregular de lateral Eduardo em quatro partidas da competição. Agora, o Coelho, que pode recorrer, tem 12 pontos na...
GLOBOESPORTE.GLOBO.COM
----------------------- x ---------------------------
15/09/2014 19h05 - Atualizado em 15/09/2014 20h11
América-MG perde 21 pontos no STJD e cai para o último lugar na Série B
Clube alviverde é condenado por escalação irregular de lateral Eduardo em quatro partidas da competição. Agora, o Coelho, que irá recorrer, tem 12 pontos na tabela
Por GloboEsporte.comBelo Horizonte


Descrição: Eduardo, lateral esquerdo do América-MG (Foto: Divulgação/AFC)Coelho perdeu 21 pontos por causa de escalação irregular de Eduardo (Foto: Divulgação/AFC)
O América-MG foi condenado, nesta segunda-feira, pela Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de 21 pontos na Série B do Campeonato Brasileiro, devido a inclusão irregular do lateral Eduardo em quatro partidas do clube na competição. Por quatro votos a um dos auditores, o Coelho perdeu a pontuação e, com isso, caiu para o último lugar da competição (com 12 pontos agora), ficando a dois pontos do Vila Nova-GO, então lanterna. Uma multa de R$ 4 mil ainda foi aplicada ao Alviverde, que ainda poderá recorrer da sentença. A pedido da Procuradoria do STJD, a CBF terá que explicar porque não atestou a irregularidade do atleta. A diretoria informou que irá recorrer da decisão, e que irá se pronunciar em entrevista coletiva, nesta terça-feira.
O julgamento aconteceu no Rio de Janeiro e teve a presença dos auditores Luiz Felipe Bulus Alves Ferreira, Felipe Bevilacqua, Vinicius Augusto Sá Vieira, Paulo Valed Perry e Washington Oliveira. Destes, só o último não votou a favor da perda dos pontos, desclassificando a denúncia, aplicando multa de R$ 2 mil para cada jogo em que ele foi relacionado, totalizando R$ 8 mil. Os demais votaram pela perda de 21 pontos e multa de R$ 4 mil.
A denúncia sobre a irregularidade foi feita pelo Joinville. O clube catarinense, inclusive, mandou o advogado Roberto Pugliese Junior ao julgamento. Após a decisão, o América-MG, em nota oficial, chamou de injusta a decisão do STJD e disse que irá pedir a suspensão da decisão e recorrer ao Pleno do órgão. Se for preciso, segundo o clube, o caso será levado à Fifa.
- O América Futebol Clube reitera sua confiança no superior Tribunal de Justiça Desportiva. Recebeu com surpresa o resultado não unânime de 4 a 1 que o condenou. O América irá interpor imediatamente pedido de efeito suspensivo e recurso ao Pleno do STJD, onde acredita que a injusta decisão será reformada. Se necessário for, levará o caso até a Fifa, eis que a decisão prolatada contraria frontalmente o regulamento da entidade máxima do futebol - se defendeu o clube em nota oficial.
SAIBA MAIS
Entenda o caso
No dia 29 de agosto, a diretoria do Joinville alertou o fato de o jogador americano ter atuado em dois clubes diferentes - São Bernardo e Portuguesa - em competições nacionais na temporada, antes de ter se transferido para o Coelho, pelo qual o atleta jogou em apenas uma partida, mas esteve inscrito em mais outros três jogos pela Série B do Campeonato Brasileiro. A situação infringiria o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da escalação de atletas irregulares. 
E também o artigo 49 do Regulamento Geral de Competições 2014 da CBF, que diz que : "um clube não poderá incluir em sua equipe, na mesma temporada, um atleta que já tenha atuado por dois outros clubes, em quaisquer das competições coordenadas pela CBF, com exceção das copas regionais, em consonância com as determinações da FIFA sobre a matéria”. O América-MG, segundo os auditores, infringiu os dois artigos.
Eduardo jogou a Copa do Brasil pelo São Bernardo, e participou das duas partidas do mata-mata com o Paraná Clube, pela primeira fase da competição. Depois, ele se transferiu para a Portuguesa, clube que defendeu em seis oportunidades no Campeonato Brasileiro da Série B, antes de se transferir para o Coelho.
Descrição: Eduardo, lateral Portuguesa (Foto: Divulgação)Eduardo defendeu a Portuguesa e o São Bernardo em competições nacionais na atual temporada (Foto: Divulgação)

Já no América-MG, Eduardo disputou apenas uma partida, a vitória por 1 a 0 sobre o ABC, pela 14ª rodada, mas foi inscrito na súmula  em outras três oportunidades: contra o Paraná (vitória por 1 a 0), Oeste (vitória por 3 a 0) e América-RN (derrota por 1 a 0). De acordo com o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”. O Coelho teve retirados os nove pontos pelos triunfos conquistados mais 12 pontos referentes aos quatro jogos disputados e que Eduardo constou na súmula, conforme prevê o CBJD no artigo 214.
A denúncia ocorreu quando o América-MG já havia anunciado a rescisão de contrato com Eduardo. Na ocasião, o clube informou que o motivo para saída eram problemas de saúde na família, e que o lateral havia solicitado o desligamento do Coelho.

Xavante eleva cancha do Cabofriense ao padrão Fifa

Por Fabrício Cardoso *

O relógio mais próximo da Marginal Tietê assinalava 4h37 da manhã do sábado, 13 de setembro de 2014. O aplicativo do celular, cujo nome omitirei para evitar publicidade gratuita junto a uma torcida do tamanho da nossa, previa oito horas para vencer os 580 quilômetros até Cabo Frio. Nestes quase 41 anos como xavante, jamais viajara com o time confortavelmente classificado, sobrando no campeonato. O asfalto sempre simbolizou uma marcha para peleias capazes de nos ferir de morte. Enquanto mirava a Via Dutra desaparecendo no retrovisor, experimentava uma paz incompatível com o desassossego que, há 103 anos, este clube provoca nas almas que cativa.
Bueno, desnecessário dizer, foi uma sensação fugaz. Não há registro de alguém que, tendo seguido o Xavante Brasil afora, tenha voltado indiferente, sem testemunhar um momento histórico. E o que vimos, eu, minha mina e meus dois xavantinhos, não foi pouca coisa. Ok, perdemos com um gol do vento que soprava, com a fúria de um minuano, na direção da Praia do Forte. Mas meu relato passa ao largo da crônica desta derrota. Falarei da noite em que o Brasil de Pelotas elevou a cancha do Cabofriense ao padrão Fifa.
Com o painel do carro soterrado pelos recibos de pedágio, rompi as ruas de Cabo Frio logo depois do meio-dia. O aplicativo, aquele inominado, estava certo. Só encontrei vaga numa rua perpendicular à da Pousada, e o que vi ao descer no carro me soou de extremo mau agouro. Havia uma loja de skate, com fachada amarela, chamada Toca do Lobo. Na parede, um grafite exibia um sujeito fazendo uma manobra onde se lia “LOBÃO”, assim, com letra maiúscula, no shape. Acho até que perdemos a partida pela triste contingência de eu não ter um carro com detalhes em madeira, para bater três vezes. Nos estropiamos porque eu não tenho um Jaguar, em resumo.
Mas nem todos xavantes alistados para a invasão de Cabo Frio padecem limitações financeiras. Pelo menos uma centena deles se enfiaram em aviões e ônibus fretados desde Pelotas, para, depois da partida, desfrutar de mais três noites nababescas em Copacabana. Quanto ganham estes caras, meudeus? Pois foi assim, pela renda per capita privilegiada, que começamos a edificar o padrão Fifa no Estádio Correão.
O Jardim Caiçara, onde fica a casa que a prefeitura cede ao Cabofriense, é meio escuro. O vazio nas noites de sábados indica que os habitantes cultivam o sono precoce. Mas naquele dia 13, havia um burburinho incomum pelos pés sujos do bairro. Xavantes se apinhavam nos balcões para aplacar a sede, pontencializada pelas três horas de viagem de bico seco, desde o Rio de Janeiro.
Foi um deles quem me apontou a bilheteria, onde os ingressos eram vendidos a inacreditáveis R$ 10. Desde 1998, naquela vez que matamos o Grêmio no Olímpico, não via o Xavante pagando tão pouco. Há aí, no preço, mais um elemento do padrão-Fifa agora instalado em Cabo Frio. Nosso adversário baixou o tíquete para atrair a torcida local, que deu de ombros. Sobrou para nós, xavantes, nos lambuzarmos na promoção. Na Fifa também é assim: os ingressos que eles dão de cortesia ou subsidiados sempre cai nas mãos dos outros.
Nosso acesso ao estádio se dava por uma rua lateral estreitíssima. Fizemos nossa romaria sem que houvesse um policial militar por perto. Na porta do estádio, um caboclo de bigode, solitário, se espantou ao ver meu moleque de nove anos estender o ingresso.
– Comprou ingresso para uma criança? Para quê, homem?! – disse, carregando nos anasalamentos do sotaque carioca.
Fábio Dutra, meu companheiro da Xasampa, chegou uns minutos depois, surpreso com a facilidade com que introduziu nossa faixa no estádio. Não houve revista. Seria possível traficar um novilho assado em fogo de chão ali para dentro, sem que o senhor do bigode se desse ao trabalho de investigar. Obviamente, o Fábio não foi o único a se dar conta deste acesso algo permissivo na porta do estádio.
Em instantes, passavam de mão em mão, com a regularidade de um mate, copos de uísque e vodka. Lá pelos 20 minutos do primeiro tempo, quando os caras já nos venciam, vi um xavante afogando a dor num latão de Skol. Na internet, mais tarde, veio a explicação.
– Podíamos sair quando bem entendêssemos e ir ao bar da frente comprar e voltar com qualquer tipo de bebida, entrar com lata na mão, cerveja, garrafa de cachaça, caipirinha, refri de dois litros, bolinho de bacalhau, pastel. Fomos muito bem recebidos – revelou, satisfeito e agradecido.
Xavante em campo e gelada na arquibancada. Padrão Baixada.
Àquela altura, nossa torcida, dominada por aquilo que o PT define como “elite branca”, comia e bebia com liberdade e fartura, refestalada como num camarote de Copa do Mundo. A cancha do Cabofriense estava enfim elevada ao padrão Fifa, o que, aliás, não se vê muito por lá.
Rodei bastante pela cidade, até demais. Havia buracos, bocas de lobo com cheiro nauseabundo de esgoto, escolas públicas rogando por uma reforma e tal.
Cabo Frio tem, desde sábado, uma dívida de gratidão com o Xavante.
Nós apresentamos a eles o padrão-Fifa.
* Fabrício Cardoso é o novo colaborador do http://www.blogxavante.com/ de Marcelo Barboza que tem ainda como parceiros Ivan Schuster e Vinícius Sinott. 
http://www.blogxavante.com/2014/09/15/xavante-eleva-cancha-cabofriense-ao-padrao-fifa-fabricio-cardoso/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+BlogXavante+%28Blog+Xavante%29

Nota de Xavante Munhoso:

"Mas a cuiudo tche! Um texto prá lá de bagual que muito encheu minh'alma de orgulho. Como único lamento o fato de eu perder uma mamata dessas por falta de pilas. Em resumo: um coice de tão forte e representativo."