segunda-feira, 30 de junho de 2014

Que o Fuleco não venha me visitar de pantufas

Às vezes, é complicado citar nomes porque corremos o risco de esquecer alguém, mesmo assim lembro dos prefeitos a seguir descritos em momentos como o registrado nas fotos abaixo. Ari Alcântara (época do milagre econômico), Irajá Andara Rodrigues (este veio pessoalmente e apertou a mão dum por um daqui da rua Cândido Portinari - Areal), Governaço (glup, credo!), Marroni (preferiu surfar noutras praias), Fetter (melhor dizer nada) e Eduardo Leite (aí Prefeito, ainda dá tempo porque hoje é 29 de junho de 2014).





















sábado, 28 de junho de 2014

TRT nega pedido da Fifa contra parada técnica em jogo da Copa sob 32ºC

27/06/2014 17h30 - Atualizado em 27/06/2014 17h48
Fifa alegou que Justiça Trabalhista não tem competência para julgar o caso.
MP queria paralisação dos jogos quando termômetros marcassem 30ºC.
Do G1 DF
O Tribunal Regional do Trabalho do Distrito Federal negou o pedido da Fifa para invalidar a decisão que obriga a entidade a paralisar jogos da Copa do Mundo para a hidratação dos jogadores quando a temperatura superar os 32ºC.
A Fifa havia entrado com um mandado de segurança alegando que a Justiça Trabalhista não é competente para julgar o caso, já que os jogadores que participam da competição respondem voluntariamente à convocação de seus países. A entidade também afirmou que as seleções sabiam de todas as condições que enfrentariam e que tiveram tempo para se preparar adequadamente às condições climáticas do Brasil.
A Fifa diz ainda que não há justificativa para ser obrigada a cumprir uma norma que ela mesmo criou e que não descumpriu. “Cabe à Fifa e às federações, e somente a elas, a determinação das regras do esporte que incluem as medidas e cuidados que devem ser tomados para o regular andamento de uma partida de futebol”, diz o pedido da entidade.
Para o desembargador Brasilino Santos Ramos, do TRT do DF, o caso é de competência da Justiça Trabalhista. Para ele, é imprescindível a manutenção de um ambiente de trabalho seguro aos jogadores, previsto na Constituição Federal. A decisão é adequada, porque não pede à Fifa nada além do cumprimento da norma da própria entidade.
“Ora, a norma interna da Fifa não é garantia, mas mera previsão. Já o comando judicial é a garantia daquela previsão, sob pena de sanção. Causa estranheza o insurgimento da Fifa contra a decisão judicial ora atacada, que nada mais é do que a repetição de norma que ela mesmo editou”, diz Ramos. “Sobretudo quando ela mesmo constata que tem como um de seus princípios básicos a saúde dos atletas”, conclui o desembargador.
O pedido de paralisação havia sido feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que queria que a interrupção ocorresse quando a temperatura atingisse 30ºC.
De acordo com a decisão do juiz Rogério Neiva Pinheiro, a Fifa também terá de enviar à Justiça relatórios sobre a medição de temperatura dos jogos. A sentença prevê ainda multa de R$ 200 mil por jogo em caso de descumprimento.
No processo, a Fifa havia informado que a distribuição dos horários dos jogos durante a Copa do Mundo levou em consideração a temperatura local. Manaus, Cuiabá e Fortaleza, com as maiores médias entre as cidades-sede, não têm jogo às 13h, informou a entidade, e que possíveis pausas para hidratação são avaliadas durante as partidas da Copa.
Em nota, o MP lembrou que no jogo entre Itália e Inglaterra, em Manaus, no dia 14, atletas das duas equipes reclamaram do desgaste físico e da falta de paradas técnicas. O árbitro fez uma pausa no primeiro tempo, logo após o gol de empate dos ingleses.

Gráfico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra que temperatura durante o jogo entre Inglaterra e Itália em Manuas no dia 14 chegou aos 32ºC (Foto: Inmet/Reprodução)
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o jogo em Manaus teve início sob uma temperatura de 31ºC, às 18h, mas chegou aos 32ºC uma hora depois. No dia 13, em Cuiabá, Chile e Austrália também se enfrentaram sob calor de 32ºC, às 18h, de acordo com a medição do Inmet.

“O critério principal para a equipe médica é baseado no Wet Bulb Globe Temperature [WBGT]. Caso o WBGT ultrapasse os 32ºC [também levando em consideração fatores adicionais como a presença de nuvens, umidade, velocidade do vento, sensação térmica e localização do estádio], o oficial médico poderá recomendar intervalos de hidratação ao coordenador geral da Fifa e ao comissário da partida. A implementação e o controle dessa pausa fica por conta do árbitro”, informou a Fifa.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Pertencimento

Torcer, cantar, chorar por um clube de futebol é mais do que escutar o jogo no rádio, ver na tv ou mesmo ir ao estádio. É algo superior, intangível, incompreensível até. Há milhares de times e milhares de torcidas. No entanto, somente alguns clubes tem o privilégio do verdadeiro torcedor.

Estamos em plena Copa do Mundo e mesmo assim, destacam-se na multidão gente que, além de sua pátria, ostentam orgulhosamente as cores de seu clube. Claro, alguns o fazem por oportunismo ou para zoar um clássico adversário local. Mas, graças a Deus, tem malucos que não esquecem o que realmente interessa. Dão o devido valor ao clube de futebol que faz seu sangue ferver, as pernas dobrar, o coração acelerar em instantes indefiníveis. Sem o clube não há Pelé, nem Tostão e muito menos Cláudio Milar.

A relação do verdadeiro torcedor com o seu clube é mágica; mistura a essência de um com com o agir de outro; confunde família, patrão, professor, padre e nem Freud explica tal desiderato. É mais do que posse. É pertencimento. Não se sabe quem é dono de quem.

Aqui na Princesa do Sul temos um grande exemplo de pertencimento. Falo da Torcida Xavante. Há décadas, melhor, há mais de um século explodindo de paixão. Reconhecida e até enxovalhada por sua pobreza e classe social, faz maravilhas em favor de seu clube, o G. E. Brasil.

Do nada, constroem um estádio; trocam uma tela; instalam drenagem; decretam maioria em memoráveis excursões. Obras após obras atestam seu valor na partilha do pouco que faz renascer a pujança inesgotável do verdadeiro amor pelas cores Vermelho e Preto.

Neste fazer desenfreado partem para o registro de sua própria História através do financiamento comunitário de um filme de inigualável qualidade na exaltação dessa Nação Rubro Negra. Brasil Grande do Sul vem para atestar tudo o que digo.

Você Xavante não pode ficar fora dessa maravilha. Pode ser com pouco. Dez pila está de bom tamanho porque a grandeza está no gesto e no pertencimento.



domingo, 22 de junho de 2014

Figurinhas Xavantes

Numa jogada sensacional,




transforma fotos de Carlos Insaurriaga em Figurinhas Xavantes.




























Xavante Munhoso na área... Gol do Brasil!