domingo, 23 de outubro de 2011

Apenas um lamento

Deus sabe o que faz, esta é uma grande verdade e na nossa pequenez muita vezes afrontamos a sua Vontade em vão.
Sábado, por volta das 21hs, fui ver a dona Irene, mãe da Solange (minha esposa) e às 21h20 saímos do hospital remoendo nossa angústia diante do víamos naquele leito. Às 22hs o telefone toca num derradeiro chamado... O luto foi confirmado e a madrugada toda foi de um eterno velório. Às 10h30 deste domingo enterramos dona Irene e todos seguiram seus rumos neste grande sofrimento. Uma sobrinha minha de apenas 16 anos, neta de dona Irene, à duras penas foi fazer a prova do Enem arrasada. Meu filho Daniel foi para o Enem também, só que como colaborador auxiliando na distribuição e execução das provas. De minha parte, também parti para trabalhar no Enem depois de muito incentivado por minha família. Era uma agonia cada vez que eu lembrada da Camila ter que responder aquele massacre de perguntas infindáveis. Se os outros reclamaram do tamanho da prova, o que não foi este absurdo para a Cacá como chamamos? Não sei como consegui sufocar as lágrimas e persistir na tarefa que executei para homenagear minha sobrinha guerreira. Tudo isto direto, tanto eu quanto a Cacá e o Daniel. Aos pedaços, cumpri tudo o que estava antecipadamente planejado e a única alteração foi o fato de eu não ter levado meu outro filho, o Anderson para o jogo do Brasil como o combinado. Hoje fiz um grande teste para o meu físico mas não vejo motivos para me vangloriar. Talvez eu esteja querendo testar a força de Deus diante desta mediocrês de nós humanos. Imagina! Dei tamanha importância a uma partida de futebol e o que vi foi um grande fiasco do G. E. Brasil diante de sua fanática Torcida. Eram mil e poucos é verdade, mas têm que ser muito fanático para acreditar no que temos no momento. Além de tamanha dor pela perda de um ente querido, vi nosso treinador sepultar o garoto Jone, atacante de vocação, numa lateral totalmente obsoleta onde o adversário deitou e rolou num verdadeiro carnaval funesto para a Xavantada que cantou até o derradeiro apito da morte na Copinha. As vaias foram justas. Para o Time; para o treinador; e para mim.

--------------------
Mensagem de um amigo:
Munhoso
A vida é um sopro.Quantas vezes famílias são dilareçadas por incomprenssões de partilha quando se esquece que tudo que pensamos que seja nosso na finitude de nossas vidas nada os levamos.O que importa nesta vida são os afetos.São as  nossas ações àqueles mais necessitados,pois só assim perenizamos nossa passagem terrena.Aquele que só olha para si se esvaece no momento de sua partida.
Meu consolo, aos próximos de Dona Irene,pois com toda a certeza ela está em paz .
Quanto ao nosso time é mais um ano entre tantos que não conseguimos um grupo a altura da grandeza do xavante.Só nos resta o Livro  e este tenho certeza será muito melhor que assistir jogadores tão desinteressados e mediocres.
O xavante é maior que tudo isto.Que a próxima diretoria seja feliz e que possa levar o nome do G.E.Brasil para onde ele deve estar.
Um abraço e mais uma vez minhas condolências pelo infortúnio.
Claudio
-------------------------
Para a mensagem a seguir, peço perdão:


Pai

Pra

mim tu sempre foi um exemplo e tanto...

Seja

pelas tuas histórias, seja pelo teu coração, pela tua solidariedade, pela tua
humildade ou pelo teu jeito Pai- dicionário de sempre ter respostas pra tudo.

Sempre

admirei em ti a tua fé, a tua personalidade, o teu modo de viver a vida,
batalhando e acreditando fielmente em teus ideais. Mas a alguns dias estou
sufocada por uma coisa que aconteceu, e por ser tua filha e um pouco parecida
contigo preciso te falar.

Uma

das poucas coisas que lembro de quando a minha vovó faleceu foi que ficamos uns
2 dias na penumbra, no silêncio, realmente enlutados sofrendo a perda da minha
querida vovó. Nesses dias não podia se fazer uso da tevê, de músicas, de nada.
E todo mundo respeitou. Agora, me desculpa pai, eu juro que não acreditei que
tu não pudesse deixar de ir ao jogo do Brasil no dia do enterro da minha avó,
aquela que tu sempre dizia que depois de perder a tua mãezinha era a mãe que tu
tinha.

Não

sei se tu percebeu, mas eu fiquei muito magoada com isso, sinceramente ali não
reconheci o MEU PAI que pra mim sempre foi uma pessoa de muito sentimento.

Se

existe uma coisa, que por mais que tu tenha dúvidas tu conseguiu passar para os
teus filhos, foi o amor pelo xavante, mas sinceramente  pai,
se o xavante está acima da tua família,
aos poucos deixamos  de ser  admiradores e nos tornamos  rivais do rubro negro de uma forma quase que
desapercebida.

Era

isso.

Um

beijo:

Ana

Paula
 

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Milar - Atleta Laureado do G. E. Brasil

Notícias

Institucional
Leonardo Crizel
Ter 11.10.2011 - 14h57
Assessoria de Imprensa

FOTO: Esposa de Cláudio Milar recebe homenagem especial do GE Brasil

Ídolo eterno da torcida rubro-negra, atacante uruguaio é lembrado com troféu do Centenário Xavante e título de atleta laureado do time da Baixada
Imagem01 O maior ídolo da história do GE Brasil foi lembrado na passagem do Centenário Xavante. Poucos semanas após o aniversário de 100 anos do clube, o Vice-presidente do Conselho Deliberativo da Baixada, Arthur Coelho, entregou à esposa do atacante Cláudio Milar um troféu alusivo ao centenário e o título de atleta laureado ao artilheiro uruguaio, que tantas alegrias deu aos rubro-negros antes do trágico acidente no dia 15 de janeiro de 2009, que o levou junto com o zagueiro Régis Gouveia e o preparador de goleiros Giovani Guimarães.
http://www.gebrasil.com.br/noticias/noticias-detalhe.php?id=1199

Antes a corneta era liberada

Notícias

Institucional
Leonardo Crizel
Ter 11.10.2011 - 17h28
Assessoria de Imprensa

Antes a corneta era liberada

Documento histórico mostra como o clube rubro-negro tirava onda do arquirrival quando vencia um clássico BRA-PEL na Boca do Lobo
Hoje em dia, na época do ‘politicamente correto’, mesmo depois de uma grande vitória, como a do Xavante no clássico BRA-PEL deste domingo, dirigentes e jogadores precisam manter a linha na hora do discurso, e esquecer qualquer tipo de provocação. Só que um documento histórico, do final da década de 40, revela que não foi sempre assim.
Na ocasião, o time rubro-negro havia vencido o Pelotas, também no estádio da Boca do Lobo, e o clube da Baixada aproveitou a deixa para publicar uma espécie de paródia com um convite para o enterro do arquirrival. A partida foi válida pelo Campeonato Citadino de 1948, e o Xavante aplicou 6 a 1 no Lobão. O placar elástico rendeu a brincadeira com o ‘Milionário’, como era chamada equipe da avenida naquele tempo.
Imagem01 O documento faz parte de um achado recente do clube Xavante, que, em breve, será divulgado com mais detalhes. Foto: Carlos Insaurriaga
http://www.gebrasil.com.br/noticias/noticias-detalhe.php?id=1201

sábado, 1 de outubro de 2011

PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DAS CATEGORIAS DE BASE


APRESENTAÇÃO 
Há algum tempo que o Grêmio Esportivo Brasil não possui uma sólida estrutura organizacional em suas categorias de base. Tal fato tem representado evidentes prejuízos em vários aspectos, que vão desde a perda de identidade de crianças e jovens para com o clube, bem como a restrita descoberta de jogadores para serem aproveitados no futebol profissional. O capital elevado que move o futebol de hoje faz que os clubes procurem estruturar-se de modo a formar jogadores e, desta forma, poder contar com plantéis de menor custo, assim como negociar futuramente os jogadores que despertem interesse das grandes agremiações do futebol nacional e internacional. Sendo assim, urge a necessidade do Grêmio Esportivo Brasil buscar sua reorganização no departamento amador, a fim de que o clube possa ser pensado numa estrutura que privilegie o desenvolvimento de uma geração de jogadores que adquiram identidade com o clube e, quem sabe, possam futuramente vestir a camisa da equipe profissional. Equilibrar propostas e ações estratégicas de gestão econômica e operacional para a formação de novos atletas, em categorias de base, a partir dos oito anos de idade, é desafio permanente para um clube de futebol como o Grêmio Esportivo Brasil, na elaboração de uma agenda que contribua para a sustentabilidade da instituição e permita este manter-se na vanguarda do futebol regional e nacional. Esta proposta visa ajustar fatores internos do departamento Amador do GEB, envolvendo a gestão de recursos humanos, financeiros e de infra-estrutura, condicionantes do processo de mudança atrelada à nova realidade do futebol brasileiro. Esta é uma forma de garantir o surgimento de novos atletas para o fortalecimento do clube na atividade fim, ou seja, no futebol ou, ainda, gerar recursos financeiros por meio da negociação de atletas destacados. Neste contexto, o Departamento Amador do Grêmio Esportivo Brasil inova no planejamento, construído por seus diretores, colaboradores e parceiros externos, o qual visa atender às demandas de curto, médio e longo prazos identificadas no processo de reestruturação do Departamento Amador do GEB.  
OBJETIVOS GERAIS   
Este projeto tem como principal objetivo detectar, desenvolver e formar novos talentos esportivos, entre 9 e 19 anos, fornecendo toda infra-estrutura técnica e esportiva para o desenvolvimento das categorias de base do GE Brasil. Utilizar o ensino da atividade esportiva na modalidade de futebol de campo, através do desporto de rendimento com o intuito de promover a formação de atletas, a inclusão social e contribuir com as políticas públicas. Utilizar o ensino da prática esportiva na modalidade de futebol de campo, através do desporto de rendimento, como um meio de contribuir com o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social das crianças da cidade de Pelotas e região, promovendo autoconfiança e possibilitando, entretanto um futuro promissor como atleta onde o potencial é a chave do sucesso. Os recursos serão alocados em atividades de preparo físico, técnico e tático, dos atletas com membros da comunidade desportiva nacional, em competições amadoras em todo território brasileiro, além de programas de reabilitação desportiva, fisioterápica e fisiológica. Além da aplicação esportiva, os recursos também serão alocados na formação cívica dos atletas, preparando-os para o cenário competitivo profissional e social através de suporte na educação escolar, acompanhamento psicológico, acesso a saúde e ao transporte. Tem como proposta ainda compor as equipes de base nas categorias, Pré-mirim, Mirim, Infantil, Juvenil e Juniores. 
Visão 
O desenvolvimento sustentável de um clube esportivo voltado ao futebol passa, necessariamente, pela atuação do Departamento Amador na gestão das categorias de base, para formação de atletas e cidadãos identificados com a instituição.
Missão 
Ser o Departamento do Grêmio Esportivo Brasil responsável pela formação de atletas e cidadãos identificados com a instituição.
Área de Futebol 
O projeto pressupõe ações diferenciadas que são: Coordenador Técnico: Contratação de um profissional, com carga horária de 30h semanais, sendo 6 horas diárias, responsável por planejar, coordenar, direcionar e traçar metas ao departamento amador, com suficiente gabarito e experiência na área. O profissional deverá, na forma e no conteúdo, coordenar cada aspecto do trabalho técnico-esportivo com o escopo de estimular e exigir uma maior produtividade de todos os envolvidos nessa estrutura do futebol. Além disso, ao coordenador técnico cabe a uniformização de princípios e diretrizes dos setores técnicos e administrativos do departamento de futebol. Técnico: Contratação de um profissional, com carga horária de 30h semanais, sendo 6 horas diárias, responsável por preparar as equipes dentro de um padrão técnico e tático para formação do atleta, compete ao técnico de futebol, treinar e orientar atletas ministrando-lhes as técnicas regras de futebol. Preparador de Goleiros: Contratação de um profissional, com carga horária de 30h semanais, sendo 6 horas semanais diárias, responsável por um trabalho focado e específico a uma determinada posição exigida pela modalidade, além de treinar as diversas valências físicas como força explosiva, velocidade de reação, velocidade de deslocamento, resistência anaeróbica, agilidade e flexibilidade e no aquecimento que antecede os jogos. Será responsável pelos treinamentos dos goleiros das categorias sub-15, Sub-17 e Sub-20. Preparador Físico: Contratação de um profissional, com carga horária de 30h semanais, sendo 6 horas semanais diárias, responsável por preparar a equipe fisicamente, deixando-a apto as competições, minimizando riscos de lesões. Será responsável pelas categorias sub-15, sub17 e sub-19. Roupeiro: Contratação de um profissional, com carga horária de 30h semanais, sendo 6 horas semanais diárias, terá como atribuição: Manter os armários do projeto organizados, entregar e recolher material, uniformes, coletes na lavanderia, transportar água e alimentação para os atletas; manter organizado o material esportivo. Massagista: Contratação de um profissional, com carga horária de 30h semanais, sendo 6 horas semanais diárias, um especialista que concentra sua ação nas massagens e tem a responsabilidade de dar as primeiras assistências aos atletas nos locais de treinamento e jogos.
a) ESCOLINHA DE FUTSAL 
Público alvo: crianças de nove a doze anos Recursos profissionais: Um professor e um estagiário Funcionamento: duas aulas de 60 minutos por semana, além das atividades complementares (jogos, encontros, festivais) A proposta de serem oferecidas escolinhas de futsal em ginásios espalhados pelos diversos bairros da cidade se justifica pela possibilidade de formar jogadores de futebol à partir do futsal, considerando as similaridades das modalidades, bem como as condições e o desenvolvimento das crianças. Além disso, abrem-se espaços de divulgação da marca do clube junto à crianças e adolescentes, de forma a favorecer a identificação dos mesmos com o clube. Estas escolinhas terão como objetivo principal desenvolver ações educativas e formação de desportistas, com vistas a consolidar um espaço de crescimento e formação. Sendo assim, ao se despertar o gosto pelo esporte nas crianças, através de ações voltadas ao aprendizado da modalidade e que respeitem a fase de desenvolvimento das mesmas, espera-se que os diferentes núcleos de escolinhas auxiliem no direcionamento de jogadores com potencial diferenciado para comporem as equipes de futebol de campo a partir dos treze anos de idade. Entre as ações a serem desenvolvidas, além das aulas semanais, será fundamental o envolvimento dos alunos em atividades que sirvam de motivação e facilitem a adesão ao projeto, bem como atividades que vinculem o mesmo ao Grêmio Esportivo Brasil. Entre tais ações destacamos: jogos inter-núcleos, festivais, torneios com escolinhas da cidade e região, atividades em dias de jogos da equipe profissional, etc). O número de núcleos a serem organizados dependerá dos ginásios interessados, bem como da capacidade administrativa do clube e gerir seus recursos humanos e materiais. 
b) EQUIPE SUB-13 
Público alvo: adolescentes de onze e doze anos Recursos profissionais: Um professor e um estagiário Funcionamento: dois treinamentos de 60 minutos por semana, além das atividades complementares (jogos, torneios) O processo de formação de futuros jogadores que possam alcançar a equipe profissional precisa ter um ponto de partida. Neste sentido, consideramos que a formação de um grupo sub-13 deva ser, neste momento, a categoria a se investir ainda neste ano. Para tanto, sugere-se a estratégia de peneirões em diferentes campos da cidade de forma a selecionar um grupo de aproximadamente 30 atletas. A opção por um grupo grande justifica-se pela dificuldade de, nesta idade, já se obter uma clara idéia do desenvolvimento físico e motor dos adolescentes. Sendo assim, o grupo que iniciará o projeto, bem como o trabalho junto às escolinhas de futsal, servirão de grande laboratório para a formação do grupo sub13 que iniciará um processo de treinamento direcionado às competições em 2012. Além disso, a formação deste grupo servirá de grande espelho às crianças, e principalmente os pais, que poderão reconhecer e identificar potencial de continuidade no trabalho de formação em categorias de base no Grêmio Esportivo Brasil.
c) EQUIPE SUB-15
Público alvo: adolescentes de treze e quatorze anos Recursos profissionais: Um professor, e um estagiário Funcionamento: dois treinamentos de 60 minutos por semana, além das atividades complementares (jogos, torneios). 
d) EQUIPE SUB-17 
Público alvo: adolescentes de quinze a dezessete anos Recursos profissionais: Um técnico, um preparador físico e um estagiário Funcionamento: treinamentos diários Este grupo já está formado e vem trabalhando na constituição de uma equipe competitiva para o campeonato gaúcho da categoria.
e) EQUIPE SUB-20 
Público alvo: adolescentes de dezoito a vinte anos Recursos profissionais: Um técnico, um preparador físico e um estagiário. Funcionamento: treinamentos diários. Esta categoria servirá de preparação dos atletas para fazerem parte do grupo de profissionais do Grêmio Esportivo Brasil. Área de infra-estrutura: Ampliar, requalificar, manter e gerenciar a infra-estrutura do Departamento Amador do Grêmio Esportivo Brasil.
Metas: 
Contratação de uma secretária. Requalificação da estrutura de vestiários. Requalificação das salas do departamento amador. Requalificação do alojamento para atletas. Construção de caixa de areia para treinamentos físicos.
Área de planejamento e projetos 
Propor e avaliar projetos com foco na sustentabilidade do Departamento Amador do Grêmio esportivo Brasil.
Metas: 
Projeto de Cooperação Técnica com Escola Superior de Educação Física da UFPel e Faculdade Anhanguera. Projeto para criação dos Núcleos Xavantes, nos bairros. Projeto de Franquias
Médio prazo
Projeto de Cooperação Técnica com a Universidade Católica de Pelotas nas áreas de Nutrição, Psicologia, Administração. Projeto para captação de recursos junto à Lei de Incentivo ao Esporte e /ou investimento privado. Projeto para a requalificação e uso da estrutura cedida pelo GEB ao Departamento Amador (quadra de futebol de sete, estacionamento, Xavadance, etc). Cooperação com a Diretoria Executiva para implantação de um Centro de Treinamento.
Orçamento 
Custo Mensal: R$ 30.000,00
http://www.gebrasil.com.br/noticias/noticias-detalhe.php?id=1181