domingo, 30 de janeiro de 2011

Arealense é Peãopeãopeão!


Xavante Munhoso na área... Gol do Brasil!
Hoje houve o primeiro teste do nosso Xavante. Foi contra o Arealense, Campeão da Cidade do Futebol Amador e gostei do que vi. O G. E. Brasil fez este jogo-treino com renda toda para o clube do Areal e apesar dos 3X0, o placar pouco importa, pois a finalidade da partida, além da colocação de faixas no grande campeão citadino, era de apresentar os novos atletas a Nação Xavante.
Foi um jogo típico de Segundona com o time do Areal todo retrancado mas mostrando que sabe jogar. Ainda não dá para afirmar nada em relação ao nosso Time a não ser que as coisas parecem estar bem organizada e o astral está em alta. Acredito num novo ciclo e até a Torcida tem apostado em tempos melhores.
Chamou-me a atenção quatro jogadores. Dois prata da casa e dois desta nova leva de contratações.
Dos prata da casa, o lateral esquerdo Rudiere que tem apenas 17 anos e dá sinal de logo logo vestir a Rubro Negra. Não perdeu uma jogada na defesa e ainda avançou com personalidade.
A grande novidade para mim foi a entrada do Jone no segundo tempo. Um negãozinho rápido e faceiro, forte e fominha como todo centro-avante que se preza. Em poucos minutos, ele mostrou qualidades não só pelo gol que marcou mas pelas inúmeras vezes que assumiu a jogada tanto para finalizar quanto para procurar uma tabela ou dar um passe aos companheiros em campo. Não querendo exagerar, mas lambrei-me de Bira e as suas arrancadas em direção ao gol adversário.
Na zaga temos um índio batalhador. Ronan, 1,90m e 26 anos que começou a carreira no Vila Nova aos 14 anos. No próprio time goiano, Ronan Francisco da Silva se profissionalizou e foi campeão em 2005. Na minha avaliação, Ronan é um jogador duro, está o tempo todo gritando e orientando os companheiros. Tem boa colocação e está sempre se movimentando em busca da bola. Longe de comparar ao Silva, mas acredito que vai ser o nosso xerife este ano.
Wilson, para mim, foi show. Wilson Carlos da Silva, volante, 1,80m, 29 anos, baiano que estava no Uberlândia batalhou o tempo todo comandando a ligação da defesa com o ataque com grande senso de equipe. Gostei muito dele e o toque diferencial a favor deste atleta foi o momento em que o Rudiere, após uma das poucas jogadas erradas deste jovem levou uma bronca (não sei se de algum jogador do Brasil ou se de algum torcedor). Neste momento nosso prata da casa parece que sentiu a advertência e ficou sem graça. Aí surgiu uma grande virtude do Wilson, que imediatamente levantou o astral do lateral dizendo para ele não ir nas pilhas dos outros e fazer a jogada da melhor maneira que ele pudesse. Foi uma atitude muito legal e Rudiere voltou a brilhar imediatamente.
Falar da Torcida é chover no molhado e mais uma vez foi dez. Nota dez! Um bom público lotou o campo do Arealense pintando de vermelho e preto as quatro linhas de alambrados. Com o ingresso a R$ 2,00, acredito que o único azul e ouro que eu vesti nos meus tempos de guri ganhou um bom troco. Joguei umas três partidas com a turma do Arealense mas foi impossível continuar pois já naquela época eu era louco, fanático e sem vergonha de ser Xavante e meu coração não suportou aquela aventura, mandando-me escolher entre a vida e a morte... Vivo, eu sou. E cá, estou.
Quanto ao "Arealense é Peãopeãopeão!", é minha homenagem a uma pessoa que já nem sei mais quem era, mas que de ser certo vibrava por seu time a ponto de deixar esta lembrança em minh'alma. Um domingo de futebol, uma juventude alviçareira, uma decisão de campeonato amador e um grito a ecoar: "Arealense é Peãopeãopeão!" "Arealense é Peãopeãopeão!" "Arealense é Peãopeãopeão!"

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Agora estamos motorizados!

   PDF Imprimir E-mail
Escrito por Filipe Gonçalves   
Ter, 25 de Janeiro de 2011 13:55
A informação era sigilosa e aguardava os últimos tramites para ser divulgada ao torcedor rubro-negro e contribuintes da Associação Cresce, Xavante!, mas vazou e resolvemos esclarecer tudo à maior e mais fiel.
Desde a sua fundação a Associação Cresce, Xavante! sempre deixou clara que seria formada não por um presidente, secretários, conselheiros e demais cargos, mas pela verdadeira Massa Xavante.
Recebemos, ao longo desses anos 2 anos, doações de milhares de torcedores e simpatizantes do nosso querido G.E.Brasil, nos mais diferentes valores. E era isso que sempre salientamos: cada um ajuda com o que pode. Todo valor é bem-vindo.
No entanto, no ano do centenário do Xavante, recebemos um contato inusitado e que deixou todos em êxtase.
A Expresso Embaixador, em forma de reconhecimento e credibilidade à todo o trabalho que a Cresce, Xavante! realizou em prol do Brasil, queria presentear-nos. E não era um presente qualquer. Era um ônibus!
Sendo assim, oficializamos a informação veiculada na imprensa pelotense no dia de hoje.
O ônibus doado pela Expresso Embaixador ao Cresce, Xavante! é um VOLVO de 40 lugares, ano 2000, em perfeitas condições de uso.
Estamos regularizando sua situação junto ao DETRAN e DAER, e também acertando os últimos detalhes do seguro do veículo.
O mesmo será decorado com as cores do clube e logotipo da Cresce, Xavante! e será de uso exclusivo da Associação, podendo ser emprestado ao Grêmio Esportivo Brasil em condições ainda a serem estipuladas entre as duas instituições.
Agradecemos, e MUITO, a Expresso Embaixador por este presente e já adiantamos: é recém o primeiro de muitos que virão neste Centenário Xavante.

AVANTE COM TODO ESQUADRÃO.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Mais que Atletas, uma Bandeira

 

Enquanto houver um Torcedor Xavante
Vocês não serão esquecidos.
Muitas curvas virão, vitórias, derrotas...
E 2009 marcará sempre nossa saudade.
Vibração, luta, garra, seus exemplos
Conduzirão nossas batalhas.
E ninguém deixará de honrar
Giovane, Régis e Milar.
Do Bento Freitas ao Vale do Sol
Próxima parada, a eternidade.
Três vidas... Uma raça
Luz Divina... Estado de graça.
                 Almunhoso 150111

O último gol


Simples,
muito simples,
foi este gol...
Mas quiz a vida
que fosse o mais importante.
De penalt,
num amistoso...
Nenhum outro
o suplantou.
Quem teve a graça
de gritá-lo,
jamais esquecerá
que foi simples,
muito simples,
este último gol.

    Almunhoso 060410

Jogo da Vida





Quinze de janeiro
Data triste... Importante
Numa curva mal feita
Tombou o Time Xavante.

Novos tempos... Novas rotas
Em toda a Princesa... A pelota
Em sua história de vida
Exalta esta grande derrota.

Os mártires... Agora heróis
De um povo sofrido e guerreiro
Centenário tal qual os grandes
São símbolos do Povo Xavante.

Milar, Régis e Giovani
Estrelas puras... Perfeitas
Na graça Divina do Pai
A lembrar Bento Freitas.

Neste dia de lágrimas... Emoção
Muita luta, garra e domínio
Jogando o jogo da vida
Essa Torcida é a mais querida.
                                  Almunhoso 060110

2009 - Eu não vou te esquecer... Jamais!

Há uma nova vida!
Há uma nova esperança!
Mas tuas marcas foram tão profundas...
Que eu não vou te esquecer... Jamais!
                            Almunhoso 020110

Claudio Milar - O Arcanjo Xavante


Arcanjo: Anjo da Ordem Superior; o Primeiro dentre os Anjos.
Talvez, ainda não seja totalmente compreensível o texto a seguir transcrito, pois seu nascedouro parte de fragmentos do intelecto desse Xavante inveterado. Também não estou muito preocupado com isso, pois sei que, mesmo tropeçando em palavras, ou, pior ainda, em pedras, podemos tirar verdadeiras pérolas da mente humana.
Nesse momento, apenas quero externar minha eterna saudade daquele que, em vida, conseguiu fazer tudo aquilo que nós Xavantes sonhamos fazer: torcer e jogar; jogar e torcer por esse emblema ímpar dos pagos gaúchos. Poucos vestiram essa camisa com tanto amor; poucos, estando dentro das quatro linhas, torceram tanto pela vitória do nosso Xavante.
Roberto Claudio Milar Decuadra, o Arcanjo Xavante, com certeza, tornou o Time Celeste imbatível. Não me surpreenderia em saber (através de um mensageiro) que o próprio Mané Garrincha esteja dando um tempo na reserva. Sim, porque no primeiro escanteio que Milar fosse bater, todos os camisa 7 passariam a reserva.
Com a chegada de Claudio Milar ao Paraíso, São Pedro passou a ter trabalho dobrado; todos os atletas que estão no Purgatório aguardando sua vez de entrar, passaram a pressionar, querendo ver os dibles, a seriedade e a alegria que nós Xavantes estávamos acostumados a curtir. O próprio "chefão da turma de baixo", alegando ser dos vermelhos, ajoelhou-se com a maior cara-de-pau, jurando se redimir (Agora já era...), na ânsia de ver um dos muitos gols de Milar.
No dia 6 de abril de 1974, ao nascer, o atacante uruguaio surpreendeu sua parteira, pois antes mesmo da palmada preparatória para a vida, ele gritou: Gooooooool! Desde aquele instante os campos do Uruguai, da Argentina, da África, de Israel, da Polônia e do Brasil já sabiam da garra, da habilidade e do amor que transcenderiam a vida terrena. No País do Futebol ele jogou em times do Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Entre todas essas plagas, a Princesa do Sul - Terra Xavante, foi a escolhida. Na casa do primeiro campeão gaúcho ele instaurou seu reinado. Foram 208 jogos com a camisa Rubro-Negra. Entre um chimarrão e outro marcou 110 gols a  favor da "Maior Torcida do Interior".
Só em 2004, foram 33 gols e a consagração perante a Torcida Xavante, tornando-se o maior artilheiro em uma única temporada da história dos campeonatos gaúchos.
Claudio Milar, um predestinado, honrou sua terra natal e engrandeceu o chão onde tombou. Era um cidadão de dupla nacionalidade, confirmando as raízes do povo uruguaio e dos gaudérios dos pampas. Sendo um uruguio/brasileiro, sempre será lembrado com carinho por essas duas pátrias.
O testemunho, quase unânime, daqueles que conviveram com Milar é recheado de palavras belas como foi a vida dele: "Simples, carismático, excelente ser humano, atleta exemplar..."
Nesse momento sinto um aperto em meu coração... Tento mandar a dor para escanteio e eis que vislumbro aquele lance magistral: o goleiro, coitado, estapelado na grama... A bola, linda, bela, sorridente, mansamente aconchegando-se no cantinho da rede... Essa, num suave bailar, qual ondas em noites calmas, diz discretamente: esse gol é do Milar!
Milar  não apenas jogou no G. E. Brasil. Nosso Arcanjo, sorriu, suou, sangrou... Deu-nos o exemplo da serenidade nos momentos difíceis. Mostrou o caminho da esperança de um futuro campeão. Suas atitudes sempre foram claras. Determinado que era, selou seu testamento: "Vou encerrar minha carreira aqui no Xavante".
                                                                      Almunhoso 040609

Carta aos Xavantes: 200 Jogos pelo G. E. Brasil


Postado dia 24 de outubro de 2008 em Claudio Milar, Fotos, G.E.Brasil

Autor do Post: Celobarbosa

"Sábado, 25 de outubro de 2008, será um dia muito especial desde a minha chegada ao Grêmio Esportivo Brasil, pois não imaginava o tamanho da felicidade que eu sentiria em vestir a camisa 7 e representar uma torcida apaixonada por 200 jogos fazendo mais de 100 gols.

Gostaria de agradecer a todos aqueles que foram meus dirigentes, que acreditaram em mim todos estes anos: ao atual presidente Helder Lopes, hoje meu maior respaldo de confiança e segurança de administração do clube, ao Vinicius Garcia outro amigo, Daniel Halfen, Cal, André Gerreiro, André Branco, as meninas do clube Luana e sua Mana, Diogo Coelho (imprensa), Esquerda (roupeiro), aos que cuidam do estádio, do gramado, dos amigos do dia-a-dia, comissão técnica, enfim todos aqueles que fazem parte da minha história no Brasil, obrigado pelo carinho.

Falar da torcida do Brasil é muito fácil, todo mundo conhece, respeita e se orgulha, mas conquistar lá dentro de campo e conseguir manter esse carinho por 7 anos e 200 jogos não é fácil. Não são todos que agüentam a pressão, pois são momentos bons e momentos ruins. Vou continuar demonstrando todo meu empenho pela camisa e pelo clube por isso agradeço diretamente a torcida do Brasil por todos esses anos de felicidade e sábado eu dedico o jogo número 200 a todos os Xavantes.

Quero agradecer a minha família que fortalace minha estrutura emocional dentro e fora dos gramados, que me deu força por todos esses anos, ao meu filho, a minha esposa e aos meus pais que me iniciaram nessa carreira. Obrigado.

Um abraço especial a imprensa de Pelotas em todos os seus segmentos que foram os responsáveis por levar via rádio, tv ou internet meu trabalho a cada lar em nossa cidade engrandecendo meu trabalho e me permitindo crescer cada dia. Obrigado.

Sinto muito orgulho de vestir essa camisa número 7 do Xavante e gostaria de vesti-la até o centenário do meu clube sendo titular ou reserva - isso não importa - mas sim vesti-la até dia 7 de setembro de 2011 onde eu faria minha despedida como atleta profissional.

Claudio Milar, 7 Xavante."
----------------------------------------------------------
Transcrito do blog "O Mundo de Claudio Milar"

Escanteio

Sinto meu coração apertar...
A nostalgia toma conta de meu ser.
Hoje o dia pouco importa, pois sei que não vou ver teus gols...
Apenas essa lembrança boa, saudável, gostosa...
Ah! Tento mandar a dor pra escanteio e eis que vislumbro aquele lance magistral:
O goleiro, coitado, estapelado na grama.
A bola, linda, bela, sorridente, mansamente aconchegando-se no cantinho da rede.
Essa, num suave bailar, qual ondas em noites calmas, diz discretamente:
Esse gol é do Milar!

Três Estrelas Xavantes

Claudio Milar
Minh'alma chora,
Meu corpo dói.
Já és saudade,
Não tem teu gol...

Régis
Guerreiro Xavante,
Corajoso qual samurai.
Sem recuo na dividida,
Partiste para o Pai...

Giovani
Determinado e certeiro,
Eterno toque sutil.
Garantindo a vitória,
Até o instante derradeiro...

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Marcelo Barbosa - www.colecionadorxavante.com

Em busca das 100 camisas

Torcedor rubro-negro quer aproveitar o embalo do Centenário Xavante para atingir número histórico na coleção de uniformes do Brasil
No próximo dia 7 de setembro, o consultor de negócios Marcelo Barboza, fanático pelo Xavante, não quer comemorar apenas o Centenário do Grêmio Esportivo Brasil. O torcedor quer que esta data também se torne um marco histórico na vida dele, com a conquista da centésima camisa rubro-negra na tão estimada coleção de uniformes do time da Baixada.
Imagem01 Marcelo Barboza possui 45 camisas, mas a meta dele é ambiciosa: quer chegar a 100 até o dia do Centenário Xavante. Foto: Carlos Insaurriaga
Atualmente, o administrador do ‘Blog Xavante’ e do site ‘Colecionador Xavante’, um portal rico em conteúdo multimídia da história rubro-negra, possui 45 camisas. Tem desde o uniforme de 1982, até o que foi utilizado no Campeonato Brasileiro do ano passado. Mesmo assim, Barboza insiste em aumentar a coleção e sonha em chegar ao mesmo número da velinhas que irão enfeitar o bolo Xavante no aniversário mais emblemático do clube.

– Desde criança sempre ganhei camisas do Brasil do meu pai e sempre as guardei. Quando dei por conta, lá por meados de 2005, já estava com 15 uniformes guardadas. Desde então comecei a correr atrás de outras que eu não tinha e agora quero chegar ao número de 100 camisas – conta o pelotense radicado em Santa Catarina, que, mesmo com a ajuda de alguns dirigentes rubro-negros, está tendo dificuldades de encontrar especialmente os modelos mais antigos.

– Da década de 90 para traz, praticamente não se existia camisas oficias do Brasil para vender, portanto existem poucas por ai. E esse tem sido meu maior desafio: conseguir camisas oficiais da década de 90 para traz. Hoje possuo apenas duas da década de 80, que são as mais antigas de minha coleção – explica Barboza, que colocou as fotos de todos os modelos no colecionadorxavante.com.
Imagem01 A camisa de Cláudio Millar é especial. Foto: Arquivo pessoal
O historiador rubro-negro pretende contar com a ajuda de todos para conseguir resgatar uniformes de um passado distante e atingir o número mágico e tão desejado na coleção. Mesmo assim, independente do número de camisas que ele alcançar, dificilmente alguma nova peça vai se tornar a mais especial do enxoval. Pois essa vaga já está preenchida há mais de dois anos.

– Em 2008 conheci pessoalmente o Milar, por fazer parte da equipe que fazia o site dele. Naquele ano, ele prometeu me dar a camisa dele do jogo do acesso à Série B (do Brasileirão), que teria sido no Acre, contra o Rio Branco. O resultado todos já sabemos. Mas, mesmo assim, em janeiro de 2009, uma semana antes do fatídico acidente, ele me deu a camisa usada naquela partida, que foi a última oficial com a camisa do Brasil. A mesma está autografada por ele e em breve será emoldurada.

Quem quiser contribuir com Marcelo Barboza e ajudá-lo na corrida atrás da coleção centenária, pode entrar em contato pelo e-mail contato@colecionadorxavante.com.
--------------------------------------
Marcelo Barbosa é um exemplo de Torcedor Xavante e terá um capítulo a parte no livro em preparo "A História do Brasil Segundo o Xavante Munhoso - Cronologia de uma Paixão". Quem souber de histórias deste Rubro Negro guapo e quiser compartilhar, por gentileza envie para xavantche@gmail.com.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011





Xavante Munhoso na área... Gol do Brasil!

G. E. Brasil | Assessoria de Imprensa - www.gebrasil.com.br


Sócio de Coração está sempre na torcida
Projeto de fidelização do associado Xavante disponibiliza inúmeros brindes para serem sorteados todos os meses. Vai de boné a notebook 

Não importa se o time rubro-negro recém está se preparando para o início da Segundona Gaúcha, quem é Sócio de Coração nunca para de torcer. É que dentro do projeto de fidelização do associado do Brasil existe uma programação de sorteios mensais, com brindes exclusivos e oficiais e grandes prêmios, como um notebook.
Sempre no último sábado de cada mês, cinco sócios são contemplados. No próximo dia 29 de janeiro, por exemplo, serão distribuídos um abrigo de viagem completo, uma camisa de jogo, duas camisas de treino e uma mochila oficial do time vermelho e preto. No dia 26 de fevereiro a premiação se repete, mas em março o Depto de Sócios vai sortear um notebook, além de duas camisas de jogo, um agasalho de treino e um abrigo de viagem.
Imagem01
É importante ressaltar que só os Sócios de Coração com as mensalidades em dia terão direito de participar do sorteio.


Endereços Mil

Eu surfo por este Espaço Sideral, mas entre meus favoritos estão:
http://xavantemunhoso.blogspot.com
http://xavantemunhoso.zip.net
www.gebrasil.com.br
www.forumxavante.com
www.blogxavante.com
www.triboxavante.com.br
http://merciogomes.blogspot.com/2007/08/xavante-na-mdia-positiva.html
http://www.programadeindio.org/blog/
www.portalxavante.com.br
www.crescexavante.com
www.colecionadorxavante.com
http://www.claudiomilar.com/blog/
http://cfxavante.blogspot.com
http://paixaoxavante.wordpress.com

domingo, 9 de janeiro de 2011

HÁ VIDA FORA DE PORTO ALEGRE!

Parabéns Gigio-Caxias! (www.forumxavante.com)
"Há vida fora de Porto Alegre!", mais que uma frase, uma bandeira de luta. Costumo chamar a dupla Gre-Nal de "rapineiros dos sonhos do Interior" e tua expressão vem em reforço a minha luta.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Notícias

Segundona Gaúcha
Leonardo Crizel
Qui 06.01.2011 - 12h11
Assessoria de Imprensa - http://www.gebrasil.com.br/noticias/noticias-detalhe.php?id=204

Ronan: 'pode esperar um time de guerreiros'

Zagueiro do Brasil afirma que todo o elenco Xavante está imbuído em atingir os objetivos do clube e que não vai faltar empenho por parte dos jogadores
- É um prazer dar uma entrevista como atleta do Brasil.
Assim começou o discurso do zagueiro Ronan, logo depois de entrar pela primeira vez na sala de imprensa do Bento Freitas com a camisa rubro-negra. Durante a entrevista, concedida na tarde desta quarta-feira, o defensor também afirmou aos jornalistas que ele e todo o novo elenco do Brasil vão encarar a Segundona Gaúcha como uma verdadeira batalha.
- A torcida pode esperar de nós um time de guerreiros, um grupo que vai buscar honrar a camisa do Brasil a cada treino, a cada jogo, para que possa levar o clube ao êxito nas competições desse ano, a começar pelo Gauchão.
Apesar de ser goiano, as passagens por Esportivo e, mais recentemente, Santa Cruz tornaram o zagueirão de 1,90m um exímio conhecer do futebol dos pampas. Por isso, Ronan já prevê as inúmeras dificuldades que vêm pela frente no estadual. Por outro lado, ele também já planeja como superá-las.
- No futebol gaúcho, principalmente na Segundona, se aplica muito bem a famosa frase ‘bola pro mato que o jogo é de campeonato’. Quer dizer, nós sabemos que não se pode brincar porque a competição é muito disputada, é viril, é firme, e temos que entrar nesse espírito de pegada forte para que o Brasil conquiste o acesso. Temos que verdadeiramente vestir a camisa do Brasil e juntamente com a torcida Xavante ir galgando degraus mais altos a cada dia.
Um dos primeiros degraus que Ronan terá pela frente vai ser o que leva a titularidade. A concorrência por um espaço na defesa rubro-negra é acirrada. Tem Júnior Carvalho, outro que recém chegou à Baixada; Rodrigo, que está retornado ao clube; o garoto Livramento, das categorias de base; e Vinícius, que vai se integrar ao grupo após o Gauchão.
- O elenco do Brasil é muito qualificado, mas o importante agora é entrar em forma o mais rápido possível para que nós possamos começar bem o campeonato.
Imagem01 Ronan no primeiro treinamento físico, realizado logo após a janela para entrevistas desta quarta-feira. Foto: Carlos Insaurriaga
O Xavante estreia na Segundona Gaúcha no dia 27 de fevereiro, diante do 14 de Julho, no estádio Bento Freitas. Além do time de Livramento, o clube da Baixada vai enfrentar o Farroupilha, o Rio Grande, o São Paulo de Rio Grande, o Bagé e o Guarany de Bagé, na primeira fase da competição estadual.
----------------------------------------------
Como dizia Joceli, um dos zagueiros mais aguerridos que o G. E. Brasil já teve: "Jogo é jogo e treino é jogo também."
 

Taiana - Escola de Samba General Telles

Xavante Munhoso na área... Gol do Brasil!
Hoje é dia de eleição e Taiana - Escola de Samba General Telles - é a nossa candidata. Vá até http://www.assecap.com.br/candidatas/ e vote.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

APRESENTAÇÃO DO G. E. BRASIL

A Comissão técnica do Grêmio Esportivo Brasil (foto maior) recebeu o grupo de jogadores que começam a temporada 2011 na tarde desta terça-feira no estádio Bento Freitas. A apresentação contou com a presença de centenas de torcedores. Foram apresentados os seguintes jogadores:
Goleiros: Adilson, André, Luciano e Patrick;
Zagueiros: Júnior Carvalho, Livramento, Rodrigo, Ronan e Vinícius;
Laterais: Deivid, Galego, Jackson e Rudiere;
Volantes: Carlos Alberto, João Emir, Leandro Marangón, Ramos e Wilson;
Meias: Cinval, Fabiano, Ítalo, Kleber, Miguel e Moscatelli;
Atacantes: Clayton, Felipe Oliveira, Flaviano, Gleisson e Jone.

Foto: Beto Vetromille

 

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Multiplica Xavante

GE Brasil | Assessoria de Imprensa

Centenário com dez mil sócios vai ser outra história 
A torcida rubro-negra não poderia ficar de fora da maior festa da história do Grêmio Esportivo Brasil: o Centenário Xavante. Por isso, o Depto de Sócios e o Depto de Marketing do clube se uniram para tornar o mais aberto possível o acesso dos torcedores ao quadro social. Na campanha ‘Multiplica Xavante’, novas categorias e novos benefícios foram criados para que cada integrante da ‘maior e mais fiel’ possa fazer parte desse capítulo tão importante na vida do time do coração.
O grande anseio dos dirigentes é atingir a expressiva marca de dez mil sócios até o fim do ano. Por isso, além das modalidades já existentes (Sócio, Sócio Especial e Sócio Mirim), desde o início desta semana também estão disponíveis as seguintes categorias:

SÓCIO FAMÍLIA - Tem todos os benefícios de ser sócio, mas ainda pode incluir os familiares (esposa e filhos de até 17 anos) no plano, e com valores decrescentes.
                MENSALIDADE: Titular: R$ 30,00
                           1º Dependente: R$ 15,00
                           2º Dependente: R$ 10,00
                           3º Dependente: R$ 5,00

SÓCIO SÊNIOR - Para quem tem 65 anos ou mais, o clube da Baixada oferece uma categoria especial, que contempla valores mais acessíveis e as mesmas vantagens de qualquer outro associado.
                MENSALIDADE: R$ 20,00

SÓCIO JUVENIL - É a categoria mais indicada para quem ainda não completou a maioridade. Destinada para jovens entre 13 e 17 anos, esta modalidade oferece taxa reduzidas e os mesmos benefícios do sócio normal.
                MENSALIDADE: R$ 15,00

SÓCIO SEM FRONTEIRAS - Exclusiva para quem mora e tem endereço comprovado em localidades distantes mais de 100km de Pelotas, esta categoria é para quem não deixa a distância diminuir a paixão pelo rubro-negro.
                MENSALIDADE: R$ 20,00

Além das novas categorias, comodidades como débito em conta, pagamento pela internet e sistema de boleto bancário também serão disponibilizadas nas próximas semanas. O acesso aos jogos será ainda mais facilitado com a instalação de novas catracas eletrônicas, e os sorteios mensais ficarão mais robustos a partir de prêmios especiais para os sócios em dia.
- Essa campanha de sócios, pelo que sempre acompanhei no decorrer dos últimos anos, é a mais abrangente do que diz respeito a categorias e modalidades. Portanto, acho que a participação do torcedor pode se dar de duas formas: acompanhando jogo a jogo e aderindo a campanha, se associando ao clube. Vamos unir forças desde o inicio. Todos juntos no objetivo tão desejado que é o acesso à Série A (do Campeonato Gaúcho) – disse o Presidente André Araujo.
Para se tornar um Sócio Centenário de Coração basta comparecer na Central do Sócio (no estádio Bento Freitas) ou na loja Tribo Xavante (Rua Sete de Setembro, 244), portando Carteira de Identidade, CPF e o pagamento da primeira mensalidade. Vale lembrar também que há uma taxa para a confecção do cartão eletrônico estipulada em R$ 15,00 para a categoria Especial e R$ 10,00 para todas as demais modalidades. Em breve as adesões também poderão ser feitas pelo site do clube.

 

A História do Brasil Segundo o Xavante Munhoso - Cronologia de uma Paixão


No início, era o E. C. Pelotas...
E, Deus vendo que precisava fazer alguma coisa para abrilhantar esta festa disse: “Faça-se o G. E. Brasil!” E criou o G. E. Brasil nas cores verde e amarelo tal qual a Nação brasileira... Mesmo assim, Deus sabia que faltava algo... E dotou o novo clube dum espírito guerreiro, desafiador e pioneiro. Deus ainda deu liberdade total aos verde-amarelos para agir segundo sua própria vontade. E a nova agremiação agiu conforme Deus lhe criou. Na primeira batalha, perceberam os líderes do G. E. Brasil, que realmente teriam de ser diferentes se quisessem levar alegria, garra e emoção a todos que torcessem por esse time. A ideia já amadurecera, os atletas estavam a postos, faltava ainda o uniforme para entrarem de vez em campo.
Atentos ao que ocorria na cidade, conheceram uma pessoa fanática por um outro clube. O carnaval estava entranhado em todos que participavam dessa entidade. Foi amor a primeira vista e desde então o Clube Diamantinos estaria intimamente ligado a História do G. E. Brasil.
Rubro Negro de coração, essa pessoa doou as camisetas para o time que ora surgia e fez um pedido: “Quero que vocês tenham garra e ostentem no peito as cores do meu vermelho e preto. Lutem contra os mais fortes e tenham esperança. Agindo desta maneira, terão o seu nome gravado na História.” Eu não participei dessa conversa, pois meu espírito ainda estava junto ao Divino, mas acredito realmente que essa profecia tenha ocorrido, senão nestas palavras, na força da emoção e da paixão.
Não teve dúvidas, e a primeira atitude do G. E. Brasil foi se posicionar desafiadoramente ante os reinantes de então. Adotaram de vez as cores do Rubro Negro carnavalesco e a partir daí a Princesa do Sul nunca mais foi a mesma...
Outro fato que teve significativa importância na decisão dos fundadores do G. E. Brasil com relação a trocar as cores consagradas pela Seleção Brasileira, foi para se destacarem em relação aquele que inegavelmente viria a se tornar o grande rival. Premonizados da confusão que daria cada vez que G. E. Brasil e E. C. Pelotas se enfrentassem nos gramados da vida, visto que este tem em seu uniforme as cores azul e amarelo e o Xavante teria o amarelo e verde, valeu-se o Rubro Negro de sua índole rebelde e incorporou de vez o vermelho e preto que tão bem representam a luta e a vontade de quem quer vencer. Isto, de fato, causou um grande impacto e acirrou de vez a disputa eterna entre os dois representantes maiores da Princesa do Sul. De mais a mais, os áureo-cerúleos têm as cores do Clube Caixeiral e os Xavantes encarnaram o rubro-negro do Clube Diamantinos, outra grande rivalidade de então, donde vem toda esta empolgação a cada Bra-Pel por este mundo de Deus.
Os primeiros anos foram muito difíceis. Os adversários estavam organizados há mais tempo e não queriam saber de ceder terreno. Estávamos em 1911, o futebol era praticado por poucos clubes mas, mesmo assim a briga era aguerrida e ninguém queria perder espaço no cenário de então. O batismo do G. E. Brasil foi determinante para consagrar o espírito guerreiro que marcaria essa agremiação. Muitas derrotas, escores humilhantes até, mas o Rubro Negro ali firme a lutar por suas cores. Sabiam, desde então, que a vitória final chegaria. E ela, de fato, nos consagrou.
Muitos doaram suas vidas pela grandeza do G. E. Brasil, mas vou mencionar aqui apenas três. Breno Corrêa da Silva e Salustiano Brito, estes dois tiveram a graça de receberem a inspiração Divina para dar início a toda esta História. O terceiro, que para mim, foi o mais importante, infelizmente não sei o seu nome. Mas não há como renegá-lo, pois naquele gesto concreto de dar um simples uniforme, mostrou toda a grandeza na doação, marca maior de quem realmente se identifica com esse Clube. Seu anonimato nada mais é do que a identificação que milhares e milhares de pessoas têm para com o Rubro Negro dos Pampas.
Tudo isso aconteceu após uma divergência entre dirigentes e jogadores do Sport Club Cruzeiro do Sul e funcionários da Cervejaria Haertel, berço desta equipe . O campo do Club Cruzeiro do Sul situava-se ao lado da cervejaria e enquanto colaboradores do clube trabalhavam na colocação de uma cerca, chegaram alguns atletas e foram treinar. Nesse instante houve uma discussão e o sangue ferveu nas veias daqueles que viriam a fundar o primeiro Campeão Gaúcho. O treino foi interrompido e a ordem era para trabalhar. Nossos pioneiros não tiveram dúvidas, saíram e foram jogar bola noutras plagas. A reunião de fundação ocorreu na Rua Santa Cruz número 56, na casa de Salustiano L. Brito e que culminou com a nomeação de nosso primeiro presidente, Dario Feijó. Começaria então uma das histórias mais gloriosas de um time de futebol do Interior do Rio Grande do Sul. A necessidade do G. E. Brasil jogar o ano inteiro desde então está entranhada a tal ponto que, quando por motivos de força maior, a realidade nos impele ao contrário, sempre houve e haverá aqueles que, a custa do próprio sacrifício e desafiando toda a lógica de uma boa organização põe o Xavante de volta aos gramados para delírio de sua imensa torcida.
A primeira diretoria do Brasil ficou assim estabelecida:
Presidente: Dario Feijó
Vice-presidente: Silvio Corrêa da Silva
Primeiro secretário: Walter da Rocha Pereira
Tesoureiro: Raymundo Pinto do Rego
Adjunto: Breno Corrêa da Silva
Diretores: Manoel Joaquim Machado, Ulysses Dias Carneiro, Manoel Ribeiro de Souza, Nicolau Nunes, Paulinho Dias de Castro e Mário Reis.
Onde chegar com esta bela história, já conhecida por todos? O G. E. Brasil surgiu de uma divergência. Os Xavantes não concordam com o que é imposto. São diferentes. É uma espécie de religião. Não sabem o porquê, mas acreditam tanto e insistem tanto numa paixão, numa crença, que isto se torna a pura realidade. Durante toda a história o clube foi comandado e dirigido por fanáticos religiosos desta crença Rubro Negra. Os fiéis e também conhecidos como torcedores, construíram tudo o que hoje o G. E. Brasil possui como patrimônio. Não é a toa a famosa frase dita entre os torcedores Xavantes: “O Brasil é uma torcida que tem um time”. Sabem, todos eles, que o real patrimônio desse Clube é a sua Torcida. Ou seja, eu, tu, nós, vós, eles... Enfim, uma Nação inteira a reconhecer e proclamar a Força do Interior que bravamente luta de igual para igual entre os maiores da cidade, do Estado e do País. Isto, é Brasil! Isto, é Xavante!
Do livro em preparo 
"A História do Brasil Segundo o Xavante Munhoso - Cronologia de uma Paixão"
Xavante Munhoso
xavantche@gmail.com